Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como a entrevista no CRAS funciona?

Você sabe como funciona a entrevista no CRAS? Esse processo é obrigatório para quem precisa receber auxílios sociais.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são unidades espalhadas pelos municípios de todo Brasil. Esses centros servem ao propósito de garantir acesso a benefícios de caráter social para pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Cadastro Único (CadÚnico), registro obrigatório para o recebimento de qualquer auxílio, é aberto nesses centros. Neles, são ministradas entrevistas para que seja possível entender a situação socioeconômica da família que solicita abertura do cadastro.

Mas afinal, você sabe como funcionam essas entrevistas? Que tipo de perguntas são feitas aos entrevistados? Saiba mais a seguir.

Entrevista no CRAS: quais são as perguntas feitas?

A entrevista visa saber mais acerca dos núcleos familiares e das condições financeiras. Por essa razão, serão feitas perguntas a respeito de renda mensal per capita, saúde, escolaridade, participação no mercado de trabalho e outras informações de cunho pessoal.

A razão de procurar o CRAS, se existe alguma questão urgente ou necessidade familiar específica no momento também se encaixa na entrevista. Será preciso também informar como se dá a composição da família: quantos filhos, irmãos, etc.

É com base nesses dados que os entrevistadores poderão saber quais são os programas sociais do Governo Federal disponíveis para cada pessoa. O próprio CRAS deverá encaminhar os cidadãos para a solicitação dos auxílios aos que tenham direito.

Cadastro Único

Como antes mencionado, o Cadastro Único é necessário para qualquer família que esteja apta a receber algum tipo de auxílio. Isso, é claro, inclui o programa de transferência de renda Bolsa Família (o antigo Auxílio Brasil).

Esse cadastro precisa ser atualizado sempre. O cadastro é baseado nos dados da família, o que significa que mudanças de endereço, telefone para conta e renda mensal devem sempre ser avisadas e devidamente registradas.

Essas atualizações podem ser feitas pelo aplicativo do Cadastro Único, disponível tanto para Android quanto para iOS. No app, também é possível fazer a emissão de um comprovante de situação cadastral atualizada.

Imagem: Joa Souza/shutterstock.com