Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como a linha de crédito para PCD da Caixa funciona?

Recentemente a Caixa Econômica Federal divulgou seu novo serviço de linha de crédito para PCD. Veja os detalhes da contratação.

Esta semana a Caixa Econômica Federal anunciou uma linha de crédito exclusiva para Pessoas com Deficiência (PCD). Na terça-feira (04), a instituição forneceu mais detalhes a respeito do serviço. Dessa forma, a linha de crédito é voltada para aquisição de produtos e serviços de tecnologia assistiva.

O valor do empréstimo será entre R$ 5 mil e R$ 30 mil e as PCD terão 60 meses de prazo para o pagamento. A linha de crédito será subsidiada pelo Governo Federal, sendo assim, as taxas de juros, no sentido positivo, chamam a atenção. Isso porque elas devem ficar entre 6% e 7,5% ao ano.

O serviço pode ser concedido às PCD que ganham até 10 salários mínimos e, quanto maior a renda, maior será a taxa de juros. Ao que tudo indica, o lançamento da linha de crédito será ainda este mês. 

Como a linha de crédito poderá ser usada? 

Aqueles clientes que ganham até cinco salários mínimos terão uma taxa anual de 6%. Já os que ganham entre cinco e dez salários mínimos, terão a taxa mais elevada, de 7,5% ao ano. Dado que a taxa em questão é anual e não mensal, a linha de crédito se mostra amplamente vantajosa. Para efeitos comparativos, a Caixa Econômica cobra 27% de juros anuais em financiamentos de veículos.

A parcela é flexível e, como já citado, o prazo para pagar é de até 60 meses. A quantia será debitada automaticamente na conta da Caixa. Além disso, o cliente pode escolher pela antecipação de parcelas.

Para contratar o serviço, esse cliente precisa comparecer presencialmente em uma agência da Caixa com seus documentos pessoais, comprovante de renda e, em alguns casos, laudos médicos. 

Tecnologia assistiva

Tecnologia assistiva é tudo aquilo que pode facilitar e levar comodidade e autonomia à vida da PCD. Deste modo, entre os itens que podem ser financiados através da linha crédito estão órteses, próteses, elevador domiciliar, cadeira de rodas, adaptação de veículo, etc. 

Para adquirir o produto ou serviço de tecnologia assistiva, em alguns casos, será necessária uma prescrição, laudo ou receituário médico que o recomende. Ademais, o cliente deve solicitar a nota fiscal do produto, para que a Caixa conceda o crédito necessário. 

Por fim, em alguns casos, haverá uma certa flexibilidade nos documentos exigidos. Por exemplo, no caso de uma adaptação de imóvel, o cliente precisa apresentar uma documentação complementar, além da aprovação do projeto arquitetônico. 

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com