Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como ativar a confirmação por biometria em pagamentos pelo PicPay?

Saiba como ativar uma importante medida de segurança no aplicativo do PicPay e as demais informações por aqui!

O PicPay é uma das carteiras digitais mais populares entre os brasileiros atualmente. Sendo assim, ela possui recursos que ajudam os seus usuários a manter seus dados e, principalmente, o dinheiro, cada vez mais seguros.

Dessa forma, uma dessas funções é a ativação da confirmação por biometria na hora de realizar pagamentos e transferências, por exemplo. Saiba mais sobre como realizar esse procedimento e as demais informações na sequência.

Ativando a confirmação por biometria no aplicativo do PicPay

Celular com a tela inicial do app PicPay aberta ao lado de calculadora
Imagem: Brenda Rocha / shutterstock.com

Em primeiro lugar, os usuários precisam ter acesso ao aplicativo da carteira digital para ativar essa função (Android, iOS) Porém, no caso de Phones mais recentes, o desbloqueio do aplicativo e a autorização de transações provavelmente ocorrerão através do reconhecimento facial do FaceID.

Veja também:

Nubank+: entenda o que é e como o serviço funciona

Contudo, para os smartphones da Apple mais antigos ou a imensa maioria dos aparelhos com Android, a ação será realizada com a digital do usuário. Caso use um PIN ou senha para desbloquear seu aparelho, o PicPay usará o mesmo método para liberar o acesso ao aplicativo. Logo, para ativá-lo, siga as seguintes orientações:

  • Abra o aplicativo PicPay e toque na sua foto de perfil, localizada no canto superior da tela;
  • Vá até o menu de “Ajustes”, siga para a seção de “Segurança” e toque em “Proteção de conta”;
  • Ative a opção “Proteção de conta desativada”;
  • Informe a senha do PicPay e toque em “Confirmar”;
  • Na próxima tela, confirme a forma de desbloqueio. A proteção de conta será ativada e o método de desbloqueio será exigido ao abrir o aplicativo e na realização de novas transações financeiras.

Mais medidas de segurança

Se você quiser deixar as coisas ainda mais seguras na conta PicPay, alguns dispositivos permitem adicionar uma camada extra de proteção aos aplicativos de banco e até mesmo a arquivos. No caso dos iPhones, esse ajuste é possível por meio da configuração de “Tempo de uso”.

Em aparelhos com Android, procure pela função de “Pasta Segura” no menu das configurações do seu aparelho. Portanto, com essas funções ativadas e caso seu celular aconteça o roubo do celular do usuário PicPay enquanto desbloqueado, o criminoso não conseguirá acessar a plataforma e realizar transações.

Imagem: Brenda Rocha / shutterstock.com