Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como atualizar o CadÚnico para não perder benefícios? Confira

É de extrema importância manter os dados no CadÚnico atualizados para continuar sendo elegível aos benefícios. Confira!

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é o principal meio de entrada para os benefícios e auxílios fornecidos por programas governamentais. Dessa forma, é de extrema importância manter os dados nesse cadastro atualizados para continuar sendo elegível a esses benefícios.

Vale lembrar que o CadÚnico, por exemplo, é usado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, o CadÚnico é o meio de entrada de programas sociais, como o Bolsa Família e o Auxílio Gás Nacional. Veja mais detalhes!

Como atualizar o CadÚnico

Portanto, algumas situações demandam que a atualização do CadÚnico ocorra presencialmente, tais como: mudança de endereço, alteração na renda mensal, ocorrência de nascimento ou morte na família e mudança de algum membro familiar de residência.

Além disso, em situações que permitem que a atualização cadastral aconteça pelo aplicativo, o usuário precisa confirmar se suas informações permanecem inalteradas. Confira o passo a passo:

  • Baixar o aplicativo do CadÚnico (disponível para Android e iOS);
  • O responsável familiar deverá fazer o login com a conta gov.br;
  • Na página inicial, clicar em “Atualização Cadastral por Confirmação”;
  • Clicar em “consulta simples” ou “consulta completa”;
  • Se o banner estiver verde, não há necessidade de atualização; caso esteja amarelo, significa que em breve deverá fazer a atualização, mas caso queira já pode realizá-la. Se o banner estiver vermelho, a atualização deve correr o quanto antes;
  • A confirmação de dados só pode acontecer se todas as informações permanecem as mesmas;
  • Por fim, se a família estiver em situação de Averiguação Cadastral, a atualização ocorrer presencialmente, não sendo possível sua realização pelo aplicativo.

Veja também: Hábito que muitos motoristas fazem dá multa de R$ 195,23; veja se você também corre esse risco

Celular sobre teclado branco, exibindo app do CadÚnico na tela
Imagem: Sidney de Almeida/shutterstock.com

Atualização presencial

Por fim, para os casos que exigem atualização presencial, será necessário procurar a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima de sua residência, portando os seguintes documentos:

  • Responsável familiar: CPF ou título de eleitor;
  • Para os demais membros da família: CPF, RG, Carteira de Trabalho, Certidão de nascimento, de casamento e Título de Eleitor.

Imagem: Sidney de Almeida/shutterstock.com