Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como consultar e sacar o FGTS?

Entenda como é possível consultar e sacar o saldo presente no FGTS e as demais informações sobre esses valores!

Os trabalhadores formais possuem direito ao uma poupança chamada Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Porém, como consultar essa poupança ou até mesmo sacar os valores que estão presentes no FGTS?

Vale destacar que a sua criação teve como objetivo proteger o trabalhador em situações específicas. Assim, o saldo se compõe de depósitos mensais realizados pelo empregador correspondentes a 8% do salário. Continue a leitura!

Quais são os momentos para sacar o FGTS?

Cofre de porquinho, calculadora, caneta e celular com logo do FGTS
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Existem várias situações nas quais é possível realizar o saque do FGTS. Entre elas, estão: demissão sem justa causa, aposentadoria, aquisição da casa própria ou se você ficar três anos sem trabalhar em regime CLT.

Veja também: Veja os 4 signos que terão mais sorte em 2024; o seu está na lista?

Além disso, em casos de doenças graves, como câncer ou HIV, ou quando o beneficiado completa 70 anos, também há a liberação para sacar o FGTS. A lista de documentos necessários para o saque pode variar conforme o motivo, sendo disponibilizada pela Caixa Econômica Federal, instituição que administra o fundo.

Como consultar o saldo, afinal?

O processo para consultar o saldo do FGTS é simples. Basta baixar o aplicativo do fundo (Android, iOS) para esse fim. Porém, para isso, é necessário ter uma conta no gov.br e seguir os passos indicados no aplicativo.

Se por acaso ocorrer do seu empregador não efetuar os depósitos de FGTS, primeiramente, é aconselhável tentar resolver a situação de forma amigável com os profissionais de Recursos Humanos da empresa. No entanto, caso não houver solução, com os extratos do fundo em mãos, é possível realizar uma denúncia ao Ministério do Trabalho e Emprego ou procurar um advogado trabalhista.

Por fim, após saber quando sacar e como consultar o saldo do FGTS, os trabalhadores precisam ficar alertas para o uso consciente quando houver a possibilidade de fazer o uso desse saldo, seja para montar uma reserva de emergência ou até mesmo quitar dívidas de alto valor.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com