Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como consultar o BPC de R$ 1,2 mil utilizando o CPF?

Os beneficiários do BPC podem consultar informações a respeito do benefício por meio de diferentes plataformas utilizando o CPF . Confira!

O Benefício de Prestação Continuada foi criado por meio da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS e garante ao idoso, com 65 anos ou mais, um salário mínimo mensal. Além disso, também contempla pessoas com deficiência de qualquer idade com impedimentos de longo prazo (ao menos 2 anos) que a impossibilite de trabalhar.

Portanto, para receber o benefício não é necessário ter tido um vínculo com o Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Também não é preciso ter contribuído com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, por ser um benefício assistencial, o BPC não dá direito a 13º salário e não deixa pensão por morte.

À vista disso, os beneficiários do BPC podem consultar o benefício utilizando o CPF por meio de diferentes plataformas. Confira:

Como consultar o BPC pelo CPF

Em síntese, há três formas de consultar o BPC utilizando o CPF, são elas:

Site Meu INSS

No site Meu INSS é possível consultar o BPC utilizando o CPF e senha, login com QR Code, pelos bancos cadastrados ou utilizando o certificado digital. E, assim, consultar todas as informações acerca do BPC.

Aplicativo Meu INSS

Por meio do aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) basta utilizar o CPF e a senha cadastrada no gov.br. De modo que o beneficiário pode fazer a consulta ao BPC por meio de seu celular ou tablet.

Central de atendimento do INSS

Por fim, o beneficiário também pode entrar em contato com a central de atendimento do INSS pelo número 135, informando o CPF para obter informações a respeito do BPC. Assim, as ligações são gratuitas de telefones fixos ou públicos. Entretanto, se forem feitas a partir de um celular, o custo da chamada corresponde a uma ligação local. Portanto, a central funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h, exceto feriados.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com