Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como consultar o Pasep pelo Banco do Brasil?

Se você é beneficiário do Programa de Formação do Patrimônio do Setor Público (Pasep), veja aqui algumas maneiras de consultar seu abono!

O Banco do Brasil (BB) é responsável por um benefício trabalhista muito importante. Trata-se do pagamento do Programa de Formação do Patrimônio do Setor Público (Pasep), destinado aos funcionários do serviço público federal, estadual e municipal.

Nesse sentido, a instituição financeira libera o abono salarial ao longo do ano, conforme o número de inscrição do trabalhador. Assim, o programa tem intuito de distribuir melhor a quantia entre os colaboradores que recebem remunerações menores.

Portanto, confira aqui quem tem direito ao Pasep e como realizar a consulta do montante pago pelo Banco do Brasil.

Quais são os critérios de recebimento?

Para ter direito ao abono, o trabalhador deve ter registro no PIS/Pasep há cinco anos, no mínimo. Ainda, deve ter trabalhado por pelo menos 30 dias e recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos no ano-calendário que, no caso, é 2021.

Ademais, o colaborador precisa ter seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no e-Social.

Consultando o Pasep no Banco do Brasil

O servidor público tem algumas maneiras de verificar o extrato do abono. Inicialmente, há a possibilidade de acessar o site oficial do Banco do Brasil para consultar o programa digitalmente. Para isso, basta buscar por “Consulte e Receba seu Pasep”, informar seu CPF e os dados solicitados ao longo do procedimento.

Além dessa ferramenta, o funcionário pode averiguar o abono pelos canais de atendimento do BB, ligando para a central, nos telefones 4004-0001 ou 0800 729 0001. Também é possível contatar a central Alô Trabalho, comunicando-se diretamente com o Governo Federal, através do telefone 158.

Se a pessoa não for cliente ou não tiver poupança na instituição financeira, pode realizar a consulta do Pasep com o CPF em uma agência física do Banco do Brasil. Na ocasião, será necessário apresentar um documento oficial com foto (como RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Por fim, caso o servidor seja falecido, seu beneficiário legal pode verificar o saldo do abono, através do aplicativo FGTS, disponível para Android ou iOS. Desse modo, poderá solicitar a retirada dos valores em “Meus Saques” e, então, “Outras situações de Saques”. Finalmente, basta clicar em “PIS/Pasep – Falecimento do Trabalhador”.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com