Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como consultar o valor do PIS/Pasep?

Pagamentos referentes ao ano-base 2021 serão iniciados em fevereiro. Veja como consultar o valor do PIS/Pasep

Se você é um trabalhador formal, o PIS/Pasep é um dos seus direitos trabalhistas. Trata-se de um benefício concedido a todo profissional que atua com carteira assinada. O PIS é voltado para quem trabalha na rede privada com registro na carteira. Enquanto isso, o PASEP é destinado a funcionários públicos.

De qualquer forma, o saque do abono do PIS/Pasep deve ser realizado por todos aqueles que têm direito. Contudo, nem todos os trabalhadores se atentem a isso e deixam passar uma oportunidade de resgatar um dinheiro. Por isso, é importante saber como consultar o valor do benefício para poder sacá-lo o quanto antes.

Consulta PIS/Pasep

Conforme dito acima, a diferença entre o PIS e o Pasep é que o primeiro é voltado para funcionários da rede privada e o segundo é destinado aos trabalhadores públicos. No entanto, não é apenas nisso que eles diferem. Acontece que a forma de consulta e saque de valores também são distintas.

Primeiro, a pessoa deve consultar se tem direito. Basta acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) ou ligar para central Alô Trabalhador, no número 158. Caso possa receber o benefício, quem trabalha na rede privada ou pública deve buscar os canais da Caixa Econômica Federal (PIS) ou do Banco do Brasil (Pasep).

Canais da Caixa Econômica Federal

Canais do Banco do Brasil

  • Aplicativo do Banco do Brasil (disponível Android e iOS)
  • Site do Banco do Brasil (clique aqui)
  • Telefones 0800 729 0150 ou 4004 0001
  • Terminais de autoatendimento do Banco do Brasil

Valor PIS/Pasep

O valor do PIS/Pasep varia de acordo com os meses de trabalho. Sendo assim, enquanto uma pessoa que trabalhou durante um mês pode receber R$ 109, um trabalhador que exerceu sua função durante 1 ano pode ganhar R$ 1.302. No entanto, o cidadão deve ficar atento às regras do benefício. Confira abaixo.

  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter realizado atividade remunerada por pelo menos 30 dias;
  • Ter seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial; e
  • Estar inscrito no Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) há pelo menos 5 anos.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com