Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como desativar o pagamento por aproximação do cartão do Banco do Brasil?

Separamos um passo a passo para você desativar o pagamento por aproximação do seu cartão do Banco do Brasil

Tempo estimado de leitura: 0 minuto

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o pagamento por aproximação se tornou um dos métodos mais utilizados no Brasil, principalmente durante a pandemia da Covid-19. 

Conforme o relatório da associação, a modalidade de pagamento aumentou 330% no primeiro semestre de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. 

Contudo, apesar do uso crescente, ainda é comum que alguns usuários tenham dúvidas sobre o pagamento por aproximação ou prefiram não utilizar a tecnologia. Muitos não sabem como desativar o recurso, por exemplo. 

Por isso, separamos um passo a passo para você desativar o pagamento por aproximação do seu cartão do Banco do Brasil. Confira!

Passo a passo para desativar o pagamento por aproximação do cartão do Banco do Brasil

Veja, a seguir, como desativar o pagamento por aproximação do Banco do Brasil:

  1. Primeiro, baixe o aplicativo Ourocard e acesse sua conta;
  2. Na tela inicial, clique no cartão desejado;
  3. Ao fazer isso, será mostrada a opção de ativação e desativação da função de pagamento por aproximação;
  4. Ao localizá-la, basta selecionar a opção de desativar.

Caso tenha problemas para desativar o pagamento por aproximação, você pode entrar em contato a central de atendimento do Banco do Brasil por meio de um dos telefones abaixo:

  • Capitais e regiões metropolitanas – 4004 000;
  • Demais regiões – 0800 729 0001;
  • Deficientes auditivos/fala – 0800 729 0088.

Como funciona o pagamento por aproximação?

Também conhecido como pagamento contactless, o pagamento por aproximação acontece devido à tecnologia Near Field Communication (NFC), que na tradução livre significa “comunicação por campo de proximidade”.

Na prática, a tecnologia permite fazer pagamentos com cartão aproximando-o da maquininha, sem precisar digitar a senha. 

Inclusive, muitos usuários preferem não utilizar a modalidade por medo de que se perder o cartão, alguém possa roubar o dinheiro disponível. No entanto, as instituições financeiras oferecem a opção de definir um limite de valor no pagamento por esse recurso. No Banco do Brasil, por exemplo, o limite é de R$ 200.

Sendo assim, caso ultrapasse o limite, será preciso efetuar o pagamento da forma convencional. Vale ressaltar que essa regra existe por motivos de segurança, a fim de evitar possíveis fraudes.

Pagamento por aproximação do cartão de crédito do Banco do Brasil é seguro?

Sim, o pagamento por aproximação do cartão de crédito do Banco do Brasil é seguro. Essa modalidade de pagamento utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a transmissão de dados sem fio entre dispositivos próximos, como o cartão de crédito e a máquina de pagamento.

Para garantir a segurança do pagamento por aproximação, o cartão de crédito do Banco do Brasil utiliza recursos de segurança, como a criptografia dos dados transmitidos, além de exigir a autenticação do usuário por meio de senha ou biometria.

Além disso, o valor das transações por aproximação é limitado a um valor máximo determinado pelo Banco do Brasil, o que ajuda a reduzir o risco de fraude em caso de perda ou roubo do cartão.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com