Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como descobrir se meu CPF está irregular?

Pendências com a Receita Federal ou problemas cadastrais podem acarretar em irregularidades no CPF. Saiba como resolver o problema.

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um número que identifica os contribuintes no Imposto de Renda (IR) e é utilizado para votar, abrir contas em banco, solicitar cartão de crédito e até entrar em uma universidade.

Caso o registro fique irregular, a pessoa terá dificuldade em solicitar algum desses serviços, podendo até ter o CPF cancelado. Os 11 números do seu CPF são intransferíveis e mudam de pessoa para pessoa.

A irregularidade pode significar alguma pendência no cadastro, dívida ou problemas com a Justiça Eleitoral. Saiba como verificar se existe alguma irregularidade no seu CPF. 

Onde posso conferir se o CPF está com algum problema?

É possível conferir se existe alguma irregularidade no seu CPF pelo site da Receita Federal. Caso haja algum problema, poderá ser necessário enviar alguns documentos solicitados como declarações do Imposto de Renda para corrigir seus dados.

É possível, também, preencher um formulário com o pedido de regularização. No caso de pendências por dívidas, tente negociar o valor com o credor para agilizar o processo. Para a Receita Federal, seu CPF pode estar pendente de regularização, cancelado, suspenso, nulo ou com titular falecido.

Quando constar pendente de regularização, é um indicativo de algum documento faltante. Já o cancelamento pode significar algum erro no seu cadastro, como CPF com números repetidos. Seu CPF ficará suspenso caso tenha problemas com a Declaração do Imposto de Renda

O CPF anulado pode indicar algum erro ou fraude na declaração do IR. Em caso de falecimento, após a emissão da certidão de óbito, o documento passa a constar como Titular Falecido. 

O que acontece se o CPF ficar com pendências? 

Se seu documento tiver bloqueio, você não conseguirá fazer algumas coisas, como vender imóveis, votar, tirar passaporte, fazer empréstimos, receber ou solicitar aposentadoria, abrir conta em bancos ou receber prêmio de loteria.

É importante lembrar que o CPF é um registro fundamental para o exercício da cidadania brasileira e é utilizado em diversas situações.

A melhor maneira de evitar ter dor de cabeça é manter o documento sempre atualizado e resolver as pendências o mais rápido possível. Em caso de dificuldades, procure orientação nos órgãos competentes.

Imagem: Divulgação / Receita Federal