Saiba o que considerar antes de escolher a cooperativa de crédito ideal

0

Com o crescimento do mercado financeiro e, principalmente, das fintechs, é comum que existam cada vez mais dúvidas sobre qual a melhor instituição financeira para realizar movimentações, como pagamento de contas, empréstimos, financiamentos, aplicações etc. Nesse contexto, as cooperativas de crédito são opções muito visadas, uma vez que possuem preços mais competitivos em relação aos bancos tradicionais. Na busca por uma cooperativa de crédito, entretanto, existem diversos aspectos a se considerar antes de encontrar a opção ideal. Pensando em ajudar nessa escolha, listamos alguns tópicos a se avaliar antes de escolher pela cooperativa de crédito ideal. Para conferir, continue a leitura.

É provável que você também goste:

Entenda as regras para o Saque Imediato da Caixa em 2020. O prazo está acabando.

Veja como cuidar de suas finanças e de seu cartão no Carnaval

5 cartões de crédito com crediário de loja para quem tem score baixo

Experiência de mercado

A primeira coisa a se considerar deve ser a experiência e a solidez da cooperativa no mercado. Justamente porque uma cooperativa sugere cooperação entre diversos membros, é muito mais indicado que a escolhida tenha um nome reconhecido no mercado.

Informe de resultados

Obviamente, quanto melhores os resultados que a cooperativa de crédito apresenta, melhor será para você, cooperado. Por isso, permita-se fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre a rentabilidade e o crescimento dessas instituições financeiras ao longo do tempo.
Lembre-se, porém, que as cooperativas não têm como objetivo gerar lucro, e sim distribuir anualmente esses resultados para seus cooperados. Mais um motivo para ficar de olho nos resultados positivos ou negativos da sua opção.

Diversidade de serviços

Quanto mais serviços forem oferecidos pela cooperativa de crédito escolhida, melhor para você. Pesquise sobre os serviços e produtos oferecidos pelas instituições para que você não acabe precisando optar por bancos tradicionais para realizar atividades que sua cooperativa não realiza. Um exemplo disso é o crédito estudantil, que nem sempre é oferecido pelas cooperativas de crédito.

Qualidade do atendimento

É claro que você espera, seja qual for a escolha da cooperativa de crédito, ser bem atendido, certo? Por isso, conheça o espaço e avalie o atendimento antes de optar por se tornar um cooperado, prestando atenção em fatores como cordialidade, agilidade, facilidade de comunicação, simpatia etc.

Capacidade de resolver problemas

Nada melhor do que um cooperativa que possui agilidade e resoluções simples na hora de resolver qualquer tipo de problema ou questão que você possa ter. Mesmo sendo difícil considerar isso antes de começar a utilizar o serviço, sempre é possível fazer uma pesquisa de opinião, com pessoas que já optaram pela cooperativa. As redes sociais da instituição também podem ser uma boa fonte de informação.

Reputação da cooperativa

Lembrando que, ao optar por uma cooperativa de crédito, você se torna um sócio da instituição. Ou seja, um de seus proprietários, de certa forma. Portanto, é essencial pesquisar por cooperativas que tenham solidez de mercado e uma reputação consolidada, garantindo que você fará parte de um negócio próspero e de sucesso. Além de, é claro, de ter atendimento ágil e clientes que demonstrem satisfação em relação à instituição. Um bom jeito de testar isso é consultando os comentários e redes sociais dessas cooperativas.

Além de tudo isso, é importante fazer uma pesquisa para entender realmente como cada cooperativa de crédito funciona e não errar na escolha. Essa escolha pode parecer fácil, mas vai determinar que suas transações e seus investimentos financeiros tenham os resultados que você espera.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: fizkes, via Shutterstock.

Comentários
Carregando...