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Como estão os indicadores da Azul? Veja a situação atual da companhia

Confira a atual situação de que atua em um dos setores mais afetados pela pandemia.

Como estão os indicadores da Azul? Primeiramente, a Azul é a companhia aérea com maior número de decolagens e cidades atendidas do Brasil. Nesse sentido, a empresa é a única presente em 80% das suas rotas, transportando mais de 5 milhões de passageiros (números de março de 2021).

Contudo, o setor de aviação comercial foi um dos mais afetados pela pandemia do covid-19 em toda a economia. Dessa forma, a Azul teve seus resultados prejudicados de forma drástica pelas restrições impostas.

Atualmente, a companhia se encontra em viés de recuperação, obtendo fatores relevantes que a colocam a frente das demais concorrentes. Nesse sentido, a Azul conseguiu aproximadamente 5 mil voos com otimização de aeronaves, cerca de 10% das descolagens, desde janeiro desse ano. Com isso, foi possível economizar cerca de R$ 100 milhões em caixa.

Indicadores da Azul

Com o intuito de tomar uma decisão de investimento mais racional e embasada, é necessário se atentar para alguns indicadores da empresa em análise. Desta forma, os indicadores fornecem uma visão macro da companhia e de suas operações, podendo auxiliar o investidor na tomada de decisão. Com tal propósito, falaremos sobre alguns, e os resultados e histórico que os agregam.

Todavia, vale ressaltar que esse artigo não é uma indicação de investimento, e tem por objetivo somente comentar sobre os resultados publicados pela empresa.

Contudo, deve ser levado em conta que a Azul, como todas as outras companhias aéreas, enfrenta um período extraordinário em sua história. Sendo assim, tendo grande parte dos seus voos cancelados por medidas de saúde, a empresa obviamente arcaria com os prejuízos causados pela interrupção das atividades.

Ademais, também se faz valido ressaltar que os números nesse artigo foram tirados das cotações e demonstrações disponíveis até o dia 01.08.2021. Enfim, usaremos as ações preferenciais da empresa como base de análise, sendo sua sigla na B3 AZUL4.

Indicadores de Rentabilidade e Histórico da Azul

De uma forma geral, toda análise fundamentalista de uma empresa passa pela análise da sua rentabilidade. Sendo esse um dos pontos principais para um investidor, visto que é por meio da capacidade de gerar lucros que o ativo pode trazer retornos.

Lucro Líquido

Em suma, o lucro líquido de uma empresa é o rendimento total da organização, e reflete o ganho real das atividades econômicas realizadas.  Portanto, o rendimento obtido depois de descontados todos os custos fixos resumo o lucro líquido.

Sendo assim, ele representa basicamente os ganhos da empresa obtidos pelas vendas de serviços e produtos, retirando os custos para a fabricação ou prestação do serviço.

Desta forma, o lucro líquido da Azul se encontra no negativo desde o terceiro trimestre de 2019, época anterior ao covid-19. Dito isso, atualmente o indicador se encontra em R$ – 2.786 milhões, bem abaixo do registrado no 4T20, quando a pandemia parecia em viés de baixa no país.

Nesse sentido, na época o indicador estava em R$ – 317.932 milhões, e demonstrava uma recuperação significativa da empresa se comparado ao trimestre anterior.

Margem líquida

A margem líquida representa a porcentagem de lucro líquido que uma empresa obteve em relação à sua receita total. Assim, quanto maior é o indicador, mais eficiente é a operação, uma vez que uma maior parte do que foi gerado se tornou lucro.

De forma semelhante ao lucro, a margem líquida da Azul já demonstrava algumas ressalvas anteriores a covid-19. Sendo assim, a Companhia obteve nesse indicador – 21% em 2019, e posteriormente 188% em 2020, já na pandemia.

EBITDA

Primeiramente, o EBITDA é um dos indicadores mais usados pelos analistas fundamentalistas. Nesse sentido, a sigla em inglês significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que em português poderia ser traduzido como “lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.

Sendo assim, o EBITDA demonstra o potencial real de geração de caixa da companhia, descartando despesas que não são relacionadas a parte tangível da empresa. Desta forma, a Azul conseguiu seu segundo trimestre positivo no indicador, com receita líquida total de R$ 1.8 bilhões.

Nesse sentido, a companhia apresenta bons números EBITDA, até na pandemia, sendo em 2020 de R$ 406.47 milhões. Contudo, as restrições ainda afetaram a empresa no ano passado, que perdeu cerca de 85% de seus EBITDA no período.

ROE

Primeiramente, o ROE fornece uma proporção entre o lucro líquido de uma empresa e seu patrimônio líquido. O cálculo desse indicador é medido por lucro liq. / patrimônio liq. e informa o quanto uma empresa gera de caixa em comparação ao que ela já tem de ativos.

De forma semelhante, o ROE da Azul era de 13,28% em 2018, número já não muito promissor. Contudo, a partir de 2019, a companhia passou a apresentar números negativos no indicador, sendo de – 68% e – 75,58% no ano citado e no posterior.

Endividamento da Azul

Dívida líquida / EBITDA

Da mesma forma, a Dívida líquida / EBITDA fornece o número de anos que uma empresa levaria para pagar sua dívida líquida no cenário em que o EBITDA permanece constante.

Anteriormente a covid-19 a Azul tentava manter as suas dívidas sob controle. Com exceção a 2016, quando a dívida líquida / EBITDA da companhia estava em 4,8, os demais anos até 2020 foram do indicador sob controle. Nesse sentido, em 2020 o número explodiu saindo de 0,73 em 2019 para 10,34 a época. Desta forma, o índice atual de – 40,63 (devido ao EBITDA da companhia ser negativo hoje).

Conclusão

Em síntese, a Azul se apresenta como uma boa empresa do setor aéreo no Brasil, tendo em vista que tal setor não oferece grandes margens há algum tempo. Sob tal aspecto, a pandemia do covid-19 e suas consequentes restrições, afetaram fortemente os resultados da Azul, que já não apresentavam grandes rentabilidades.

Desta forma, se faz importante ficar atento nos próximos resultados da empresa, se for do interesse do investidor ter uma ação do setor no seu portfólio. Nesse sentido, a Azul é uma das melhores e mais prováveis companhia a apresentar uma melhora no setor.

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Imagem: Matheus Obst / shutterstock.com