Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como estão os indicadores financeiros do Banco Itaú? 

Nesse artigo repassaremos alguns indicadores do banco Itaú que podem ajudar na decisão de investir ou não nas ações da empresa. 

0

O banco Itaú é o maior banco da América Latina e um dos maiores do mundo. Já presente na bolsa há bastante tempo, a instituição é uma das mais sólidas opções de investimento na B3. Deste modo, nesse artigo repassaremos alguns indicadores do banco que podem ajudar na decisão de investir ou não nas suas ações. 

É provável que você goste também:

O sobe e desce das criptomoedas de acordo com o humor de Elon Musk

Dogecoin supera maior banco brasileiro, em valor de mercado

Seja membro

Como estão os indicadores do Banco Itaú?

Sendo assim, para facilitar a tomada de decisão, iremos comparar os números de três dos principais bancos no Brasil. Sendo eles, o próprio Itaú, o banco Bradesco e o banco Santander. Nesse sentido, todos os bancos citados possuem papéis na bolsa brasileira e podem, portanto, disputar o lugar de ativo do setor bancário em possíveis carteiras.
Antes de mais nada, é necessário frisar que este artigo não tem o intuito de indicar nenhum tipo de investimento, e somente tem o objetivo de divulgar dados dos balanços publicados pelas respectivas empresas. 

Quais indicadores serão analisados e por quê? 

Em primeiro lugar, na hora de decidir quais ações comprar na bolsa, é necessário se atentar a alguns indicadores importantes. Eles têm como objetivo informar a situação financeira da empresa e como os negócios estão sendo avaliados pelo mercado 

A seguir, veremos alguns indicadores do Banco Itaú e explicaremos resumidamente sobre o que eles dizem respeito.   

Antes de mostrá-los, também é importante dizer que todas as comparações foram feitas com as ações ordinárias dos bancos. Sendo assim, temos ITUB3 para o Banco ITAÚ, BBDC3 para o Banco Bradesco e SAN3 para o Banco Santander. 

Indicadores de Rentabilidade 

ROE: 

Primeiramente, o ROE fornece uma proporção entre o lucro líquido de uma empresa e seu patrimônio líquido. Ele é medido por lucro liq. / patrimônio liq. e informa o quanto uma empresa gera de caixa em comparação ao que ela já tem de ativos. 

Nesse sentido, o ROE do Itaú esta em 14,34%, contra 13,39% do Bradesco e 13,56% do Santander. Em resumo, como veremos em outros indicadores também, o valor é bem parecido em todos o bancos, refletindo um setor bancário sem grandes descolamentos. Contudo, o Itaú, mesmo dentro dessas circunstâncias, se sai melhor na comparação. 

ROIC:   

Por sua vez, o ROIC de uma empresa fornece um panorama mais geral da rentabilidade da companhia. A sigla em inglês significa “Retorno Sobre o Capital Investido”, e ele é medido a partir do Resultado Operacional Liquido de Impostos sobre o Capital Investido da empresa 

Desta forma, o Itaú não aparece à frente nesse indicador, e sim o Banco Santander. O maior banco da América Latina está no patamar de 8,88% contra 0,77% do banco Bradesco e 13,23% do Santander. 

Indicador de Valuation  

Indicadores de valuation são um ponto crucial na hora de adquirir novos ativos. Afinal, ele demonstra a avaliação de valor que o mercado (ou você, se for o caso) tem sobre o valor de determinada companhia. Dessa forma, neste artigo usaremos um dos principais indicadores na área, o P/L. 

Por sua vez, o P/L de uma ação mostra o preço da ação, dividido pelo lucro da mesma. Assim, ele nos fornece um bom panorama do quanto estamos pagando por cada fração de lucro da empresa. 

Por essa perspectiva, é válido ressaltar que quanto menor o valor do P/L de uma empresa, melhor está sendo a oportunidade de comprar ações da mesma.  

Desse modo, o P/L da ITUB3 está em 13,48, enquanto o da BBDC3 se encontra em 12,28 e 11,57 é o número para a SANB3. Todavia, aqui a análise pode favorecer o P/L mais alto por demonstrar uma expectativa mais otimista do mercado para as empresas que se encontram em tal situação.  

Indicador de Dividendos 

Em síntese, os dividendos são a parte do lucro que a empresa repassa para seus acionistas. Dessa forma, como sócio da empresa, o investidor tem direito a receber os proventos que esta distribui, tornando essa uma das principais formas de se ganhar dinheiro passivamente com ações.  

Do mesmo modo, o Dividend Yield mede a porcentagem de dividendos em comparação ao preço da ação. Por exemplo, um Dividend Yield de 10% mostra que 10% do valor da ação está sendo repassado em forma de dividendos para os acionistas. 

Sendo assim, o Dividend Yield das ações ITUB3, BBDC3 e SANB3 são, respectivamente, 2,24%, 2,48% e 3,46%. Assim também, nenhum desses números é especialmente alto em comparação com outras ações de setores diferentes do bancário. Em contrapartida, por serem empresas sólidas em um setor relativamente estável, os dividendos de bancos costumam flutuar em patamares mais baixos. 

Conclusões sobre as ações do banco Itaú

É notável que o Itaú se encontra em uma posição confortável no mercado. Tendo uma grande fatia das contas do país, a instituição ainda se apresenta como uma das opções mais seguras e lucrativas para investimento a longo prazo na bolsa.  

Contudo, é necessário perceber que a concorrência no setor vem aumentado, com a entrada de vários bancos menores e com propostas diferentes dos tradicionais. Em contrapartida, o banco Itaú possui dezenas de fontes de rendas além das operações bancárias, o que acaba trazendo ao acionista mais segurança quanto ao futuro da empresa.  

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: Vergani Fotografia / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.