Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como fazer portabilidade de previdência privada?

“Entenda como fazer a portabilidade da previdência privada de forma eficiente. Saiba quais são as regras, os prazos e os fatores

Uma das questões frequentes para quem já aderiu a um plano de previdência privada é a possibilidade de portabilidade. A boa notícia é que os detentores de planos de previdência privada podem usufruir deste recurso, se assim quiserem.

Os brasileiros têm mostrado cada vez mais interesse em formas de complemento para a aposentadoria. Uma solução bastante procurada é a previdência privada.

O que é a previdência privada?

A previdência privada é uma opção de investimento que tem como principal objetivo complementar a renda pós-aposentadoria, servindo assim como uma alternativa à previdência pública do INSS.

Senhora olhando para um computador aberto em uma mesa, onde há também cadernos e uma xícara.
Imagem: Ground Picture / Shutterstock.com

Este tipo de previdência é contratado junto a bancos ou seguradoras e conta com dois principais planos: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

O que significa portabilidade da previdência privada?

A portabilidade de previdência privada é a possibilidade de transferir os recursos acumulados em um plano para outro, da mesma natureza, dentro da mesma entidade financeira (portabilidade interna) ou em uma entidade distinta (portabilidade externa). O procedimento é gratuito e preserva todos os benefícios acumulados no plano originário.

Além disso, há diversos motivos para se optar pela portabilidade de previdência privada. Seja pelo insatisfatório desempenho do plano atual, melhores condições oferecidas por outro plano, mudança de perfil de investimento, menores custos ou mesmo a preferência por instituição financeira diferente, são muitos os fatores que podem influenciar nesta decisão.

Regras da portabilidade previdenciária

A portabilidade de previdência privada encontra-se regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Mas, o procedimento somente pode ser executado entre planos da mesma modalidade, durante o período de acumulação de capital. Ele tem um prazo de 60 dias (planos abertos) ou três anos (planos fechados), contados a partir da data de adesão ao plano de origem.

Antes de solicitar a portabilidade, é muito importante que o titular do plano avalie uma série de fatores, tais como as condições do plano atual, o perfil de investidor, as ofertas da concorrência, entre outros. A escolha consciente é sempre a melhor opção.

Caminho para a portabilidade

Para realizar a portabilidade de previdência privada, será necessário solicitar o procedimento junto à entidade de destino, fornecer os documentos necessários e aguardar a conclusão da portabilidade, que pode durar até 15 dias úteis.

Veja também:

Veja como fazer divórcio extrajudicial de forma rápida

Assim, essas são as informações essenciais para quem deseja realizar a portabilidade de previdência privada. Você deve tomar essa decisão de maneira consciente e visando sempre uma melhor complementação para a futura aposentadoria.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com