Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba se você pode trocar multa de trânsito por advertência

Cometer infrações ao volante pode ser um pesadelo para os motoristas. Entenda se é possível trocar a multa de trânsito por uma advertência!

Uma multa de trânsito pode ser um pesadelo para muitos motoristas, não apenas pelo alto valor financeiro a ser pago, mas também pela soma de pontos na carteira de habilitação (CNH). Mas você sabia que, em alguns casos, é possível trocar a multa por uma advertência?

Isso é o que prevê o Artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Então, se você não conhecia essa possibilidade ou procura entender melhor como funciona o procedimento, continue a leitura para conferir mais detalhes.

Substituição de multas por advertências: como funciona?

Motorista sendo abordada por fiscal de trânsito, com expressão de preocupação e a cabeça apoiada em uma das mãos.
Imagem: Nomad_Soul / shutterstock.com

De acordo com o CTB, a penalidade de multa por infrações leves ou médias pode ser convertida em uma advertência por escrito, caso o infrator não tenha cometido outra infração nos últimos 12 meses. Entre as infrações que podem ser convertidas em advertência, estão:

  • Uso da luz alta dos faróis em vias com iluminação pública;
  • Uso indevido da buzina;
  • Falta de combustível no veículo;
  • Defeitos no sistema de iluminação ou sinalização do veículo;
  • Condução de veículo em desacordo com as condições de descanso estabelecidas.

Além disso, o procedimento pode acontecer de duas maneiras: de forma automática ou por meio de uma solicitação formal ao Detran. No primeiro caso, quando o condutor não tem pontos na CNH, a conversão é automática. Já no segundo, é necessário que o motorista apresente um recurso ao órgão de trânsito.

Afinal, vale a pena trocar uma multa de trânsito por advertência?

Solicitar a conversão da multa em uma advertência pode ser uma excelente maneira de evitar o acúmulo de pontos na CNH e o pagamento de valores financeiros altos. No entanto, é preciso lembrar que essa possibilidade depende de uma série de circunstâncias.

Veja também:

Como fazer portabilidade de previdência privada?

Entre os fatores que determinam a possibilidade de trocar a multa de trânsito por advertência estão, por exemplo, o histórico do motorista, a natureza da infração e a política local de aplicação da lei. Portanto, avalie bem o seu caso antes de solicitar a conversão da multa.

Imagem: Nomad_Soul / shutterstock.com