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Como funciona a contribuição do MEI para o INSS?

A partir do momento que o empreendedor se formaliza como MEI, ele passa a ter acesso aos benefícios do INSS

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com o objetivo de tirar da informalidade os profissionais autônomos e pequenos empreendedores, em 2009 foi criada a modalidade de Microempreendedor Individual (MEI).

Dessa forma, a partir do momento que o empreendedor se formaliza como MEI, ele passa a ter seu próprio Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), além de ter acesso aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio da contribuição à Previdência Social.

Quais benefícios do INSS que o MEI tem direito?

Em síntese, o MEI que se enquadra nos requisitos e cumpre com as obrigações possui os seguintes direitos:

  • Aposentadoria por idade ou invalidez no valor de um salário mínimo, não contemplando a aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Afastamento remunerado por problemas de saúde (auxílio doença);
  • Auxílio-maternidade;
  • Cobertura da Previdência Social estendida à família:
  • Para a família: auxílio reclusão;
  • Para a família: pensão por morte.

Valor do DAS

O valor do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) varia de acordo com a atividade exercida pelo MEI, sendo reajustado a cada ano conforme o salário mínimo. A alíquota destinada ao INSS é de 5% sobre o salário mínimo.

Dessa forma, além dos 5% do salário mínimo, estão inclusos no DAS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ou Imposto sobre Serviços (ISS) ou até mesmo os dois, dependendo da atividade realizada pelo MEI. Todavia, o valor dos impostos continuará o mesmo: R$ 1,00 para ICMS e R$ 5,00 para ISS.

Como emitir o DAS?

O vencimento das parcelas ocorre dia 20 de cada mês. Para ter acesso ao DAS, o MEI deve seguir os alguns passos:

  • Acessar a página Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual (PGMEI);
  • Digitar o número do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e clicar no botão “continuar”;
  • Clicar em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”;
  • Informar o ano-calendário e clicar “ok”;
  • Selecionar o mês que deseja pagar;
  • Informar a data de pagamento;
  • Clicar em “Apurar/Gerar DAS”
  • Conferir a numeração e a data de vencimento;
  • Clicar em “Imprimir/Visualizar PDF”.

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