Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem tem ansiedade poderá receber o Auxílio-Doença em 2022?

Pessoas com ansiedade podem receber o Auxílio-Doença do INSS? Descubra aqui.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Auxílio-Doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é destinado aos trabalhadores que sofrem de algum tipo de doença ou acidente, que provoque a incapacidade temporária de exercer as funções. Não existe nenhuma lista dessas doenças que viabilizam o acesso ao benefício, porém, depressão e transtorno de ansiedade podem ser enquadradas. 

Para receber o auxílio, o segurado deve estar afastado por mais de 15 dias e a comprovação da doença deve ser feita por meio da perícia médica. Em algumas situações, laudos e atestados podem ser usados como forma de comprovação. 

Ansiedade se enquadra no Auxílio-Doença? 

A ansiedade é uma doença mental, bem como a depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e muitas outras. Dessa forma, ela pode sim garantir ao segurado do INSS o recebimento do Auxílio-Doença. Em casos mais severos, pode render até mesmo aposentadoria por invalidez. 

Solicitação do Auxílio-Doença 

A solicitação do Auxílio-Doença pode ser feita via internet, por meio da plataforma Meu INSS, ou pelo telefone 135 da Central de Atendimento. 

Para todos os casos de doença, é preciso realizar uma perícia médica que o próprio instituto solicita ao trabalhador. 

Uma nova decisão determina que haja dispensa da perícia quando os pedidos tiverem mais de 30 dias entre o agendamento e a realização do exame. Nesses casos, um laudo médico serve como prova.

Todo o processo e o resultado do pedido pode ser acompanhado pela área de “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”. 

Transtornos mentais como terceira maior causa de afastamento 

Segundo dados da Previdência Social, os transtornos mentais e comportamentais foram a terceira maior causa de afastamento do trabalho, no período de 2007 a 2020. Nesses anos, foram registradas 2,7 milhões de licenças. 

Em 2020, a concessão de Auxílio-Doença atingiu recorde, com mais de 285 mil ao ano, um crescimento de 33,8% comparado ao ano anterior. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 9,3% da população brasileira sofre de ansiedade, o que representa 18 milhões de pessoas. Enquanto a depressão atinge 12 milhões. 

Regras do Auxílio-Doença 

Para ficar claro, as regras para ter acesso ao Auxílio-Doença são as seguintes:

  • 12 contribuições mensais para o INSS;
  • Segurado do INSS;
  • 15 dias ou mais de afastamento das atividades de trabalho;
  • Comprovação da incapacidade por meio de perícia ou laudo médico.

O valor do benefício varia de acordo com o perfil do trabalhador. No entanto, não pode ser inferior a um salário mínimo (R$ 1.212). 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.