Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como funciona a entrega das chaves após a compra do imóvel?

Descubra como funciona o processo de entrega de chaves do seu imóvel. Veja prazo e demais detalhes do procedimento

Conquistar a casa própria representa uma das maiores realizações na vida de muitas pessoas. Esse passo, além de significar autonomia financeira, traz consigo a emoção de poder transformar um local em um verdadeiro lar.

A entrega das chaves é um ato simbólico que evidencia oficialmente a transferência de posse do imóvel. Assim, o comprador ganha acesso total a sua nova propriedade e pode começar a personalizá-la ao seu gosto. No entanto, antes que esse ato aconteça, diversas etapas legais precisam ser cumpridas.

Entendendo o processo de entrega das chaves

Na maioria das vezes, o processo de transição da propriedade inclui as seguintes etapas: agendamento da entrega, vistoria do imóvel, pagamentos pendentes e assinaturas de documentos essenciais. Somente após o cumprimento dessas ações é que as chaves podem ser finalmente entregues.

Pessoa segurando miniatura de uma casa branca e chaves com chaveiro em formato de uma casinha.
Imagem: Nopparat Khokthong / shutterstock.com

Para oficializar a entrega, é comum que as partes envolvidas assinem um termo de entrega de chaves. Esse documento detalha e atesta as condições do imóvel no momento da entrega. Além disso, ele condensa informações essenciais como dados das partes, descrição do imóvel, data e hora da entrega e responsabilidades de cada envolvido.

Prazos e particularidades

Os prazos para entrega das chaves podem variar de acordo com fatores como, por exemplo, se o imóvel é novo ou usado. Em geral, em compras de imóveis na planta, o prazo de entrega tende a ser mais flexível, já que os atrasos na obra são situações comuns. Por outro lado, para casas ou apartamentos existentes, os prazos costumam ser mais curtos e exatos.

Para aqueles que estão prestes a receber as chaves de seu novo lar, é importante não esquecer da segurança. Nesse sentido, contar com um bom seguro residencial é essencial para garantir tranqüilidade nessa nova fase.

Veja também:

IPCA: entenda o que é, como funciona e para que serve

Adquirir um imóvel é um grande passo e, por isso, é importante seguir as melhores práticas para que tudo ocorra de forma tranquila. Além de contar com a ajuda de profissionais especializados, é essencial fazer uma análise detalhada do contrato e do imóvel antes de finalizar a compra.

Imagem: Alexander Raths / Shutterstock