Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como funciona o estorno no cartão de crédito do Nubank?

0

Efetuou uma compra online com cartão de crédito do Nubank e nunca recebeu o produto? Ou recebeu, mas ele veio com defeito ou não era bem como você esperava que fosse? Como alternativa, você pode efetuar o cancelamento da compra, e solicitar o seu dinheiro de volta. Como? Te explicamos abaixo com o tutorial completo de como pedir estorno no cartão de crédito do Nubank.

É provável que você também goste:

PagBank lança promoção com mais de R$ 1 milhão em prêmios

Rebel vai dar R$ 100 para quem fizer empréstimo na Black Friday

Black Friday: Cartão Atacadão lança promoção que paga a fatura por 1 ano

Realizar uma compra online, utilizando como forma de pagamento o cartão de crédito do Nubank é hoje uma forma mais simples e prática de consumir. A compra online tornou-se, em especial em tempos de pandemia de Covid-19, uma das principais formas de consumo por parte da população mundial. Diversos são os serviços e produtos que podem ser comprados por meio da internet.

Embora seja prático, às vezes pode acontecer de você receber o produto e ele não estar de acordo com o anúncio; ser diferente do que você esperava; estar com defeito; ou até mesmo ele ser extraviado e você nunca o receber. Nesses casos, você pode solicitar o estorno no cartão de crédito do Nubank.

Afinal, o que é o estorno da compra?

O estorno da compra nada mais é do que a devolução do dinheiro que você pagou em uma compra. Esse é um direito dos consumidores em diversas situações.

Como saber se eu tenho direito ao estorno da compra?

Conforme a lei, todo consumidor possui o direito de pedir reembolso nas compras realizadas via internet ou presencial, nos seguintes casos:

  • A quantidade recebida foi diferente da quantidade que é informada na embalagem;
  • O produto (dentro do prazo de garantia) apresentou defeito e não foi reparado em até 30 dias;
  • O valor cobrado foi diferente do valor anunciado;
  • A oferta não foi cumprida. Isso ocorre, por exemplo, quando prazo de entrega não é cumprido.

Além disso, o cliente pode desistir da compra. Nos casos de compra online, o consumidor tem direito de pedir o reembolso em até 7 dias após o recebimento do mesmo. Por outro lado, no caso das compras presenciais, o prazo vai depender da política de cancelamento do próprio estabelecimento.

Como pedir o estorno no cartão de crédito Nubank?

Caso você tenha feito uma compra com o cartão Nubank e precise cancelar a compra e solicitar o estorno, segue abaixo o passo a passo de como proceder. 

1- Em primeiro lugar, abra o aplicativo do Nubank;

2- Em seguida, localize em sua fatura a compra que deseja solicitar estorno;

3- Selecione “Reportar”;

4- Escolha o motivo pelo qual deseja contestar a transação:

  • Já cancelei essa compra;
  • Tive um problema com o produto;
  • Tive um problema com o serviço;
  • O número de parcelas está errado;
  • O valor da compra está errado;
  • Essa compra está repetida;
  • Meu cartão foi fraudado.

5- Siga o passo a passo de acordo com a opção selecionada no passo 04. Aqui é importante detalhar tudo e anexar toda e qualquer prova que possa auxiliar a Nubank nesse processo.

Assim que você concluir, receberá um e-mail do Nubank, confirmando que está analisando a sua solicitação. É importante seguir atento ao seu e-mail, pois a empresa pode entrar em contato solicitando mais informações.

Vale lembrar que a Nubank, assim como as demais operadoras de cartão de crédito, é apenas a via de pagamento. A empresa não tem autonomia para estornar nenhum valor. Sendo assim, ela apenas auxilia o consumidor no processo de estorno com as lojas.

Estorno no cartão de crédito do Nubank em compra parcelada

Caso você tenha efetuado uma compra parcelada, o procedimento para contestar a compra é o mesmo. Contudo, o estorno pode ocorrer de duas formas: o valor integral é devolvido em uma fatura; ou parcelado – dessa forma, se você efetuou a compra parcelando em 3 vezes, o estabelecimento irá lançar o valor mensalmente na sua fatura.

Estorno em compras internacionais

Com relação a compras feitas fora do país, na qual é cobrado o Imposto sobre Operações (IOF), o mesmo não é estornado no caso de cancelamento da compra.

O IOF é um tributo cobrado pelo governo brasileiro sobre operações de crédito (entre outros tipos de operações) e seu valor é repassado no dia seguinte em que o estabelecimento confirma a compra. Por isso, mesmo que a compra seja cancelada, a transação existiu – e o imposto não pode ser devolvido.

Estorno no cartão de crédito em casos de fraude

Se você notar que em sua fatura do cartão de crédito há uma compra que você não efetuou, é possível solicitar o cancelamento da mesma. O processo de estorno é semelhante ao citado acima, e deve ser selecionada a opção “Meu cartão foi fraudado”.

Quando isso acontece, seu cartão atual é imediatamente cancelado e você recebe um novo cartão. Em paralelo a isso, o Nubank vai analisar a situação de fraude, de forma a não prejudicar você nessa transação.

Enfim, gostou da matéria?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Julio Ricco / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...