Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como funciona o corte de energia elétrica por falta de pagamento?

Para se ter ideia, em 2021, o preço da energia elétrica teve uma alta de 24,97%, conforme o IBGE. Para 2023, a projeção é ainda pior.

Não é de hoje que a conta de luz está mais cara. Para se ter ideia, em 2021, o preço da energia elétrica teve uma alta de 24,97%, conforme o IBGE. Para 2023, a projeção é que a conta fique ainda mais cara, por causa do reflexo da crise hídrica.

Diante disso, o risco de inadimplência aumenta, bem com o medo de ficar sem luz. Logo, quem não paga a conta, pode ter a mesma cortada. Por isso, veja a seguir como funciona o corte de energia elétrica por falta de pagamento.

Corte de energia elétrica

Não há um período mínimo de atraso para que a companhia realize o corte da energia elétrica. Sendo assim, as empresas podem cortar a luz inclusive de quem ficar inadimplente com apenas uma conta atrasada. Porém, antes disso, existem alguns procedimentos que devem ser seguidos:

  • A companhia precisa avisar o consumidor quanto à falta de pagamento de uma conta de energia elétrica com pelo menos 15 dias de antecedência (o aviso vem na própria conta de luz. Sendo assim, é importante ler as informações com atenção);
  • Se a companhia interromper o fornecimento de luz sem avisar previamente o consumidor, a interrupção será indevida. Nesse caso, a empresa é obrigada a pagar uma indenização à pessoa que teve a luz cortada;
  • O corte só pode ser feito em um prazo de até 90 dias após o vencimento da conta. Depois, mesmo que possa haver a cobrança do débito, a empresa não pode mais interromper o fornecimento de energia para a sua casa;
  • Por fim, o corte da energia elétrica deve ser feito em horário comercial, entre 8h e 18h. Sendo assim, ele não pode ocorrer às sextas, sábados, domingos, feriados e vésperas de feriados.

É importante citar que em abril de 2021, devido à pandemia, não era possível interromper o fornecimento de energia elétrica para as famílias de baixa renda que estivessem inadimplentes. Porém, a medida deixou de valer em 1º de outubro. Sendo assim, os cortes podem ocorrer.

Aviso de corte de luz: o que fazer?

Se você recebeu um pedido de interrupção de energia elétrica na sua casa, a principal dica é tentar regularizar a situação. Ou seja, faça o pagamento do valor em aberto o mais depressa possível e guarde o comprovante da operação com você.

Assim, se a companhia mandar técnicos à sua casa, você poderá provar o que o pagamento foi feito e que a situação está regular.

Imagem: Renata Photography/shutterstock.com