Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Leilão de carros vale a pena? Veja os prós e contras dessa opção

O produto é apresentado para todos ao mesmo tempo, e vence quem der o maior lance. Veja aqui se realmente valem a pena ou não.

O leilão de carros é visto por muitos como uma chance de adquirir um veículo por um preço mais baixo, podendo ser tanto uma oportunidade de negócio quanto para ganho pessoal.

No entanto, devemos considerar que avaliar o custo-benefício para a compra de um carro não está limitado ao valor pago por ele – no leilão, costuma ser menor que o do mercado. Por isso, será que o leilão de carros vale a pena? Vamos entender e analisar alguns prós e contras.

Como funciona o leilão de carros?

Para respondermos a esta pergunta, é preciso lembrar que o leilão de carros traz possibilidades. Por isso, antes de se arriscar e prejudicar suas finanças, é preciso ter atenção e entender quais os prejuízos ou benefícios a ação pode lhe trazer.

O leilão de carros é realmente como qualquer outro já conhecido no imaginário popular. Nele, o produto é apresentado para todos ao mesmo tempo, e vence quem der o maior lance.

Por que carros estão em leilão? 

Os carros de leilão podem ser mais baratos porque, basicamente, são veículos retirados de situações adversas. Muitos estão lá devido à apreensão e passaram períodos no pátio, por exemplo.

Outro motivo pode ser de um leilão financeiro. Eles são feitos por instituições que recuperam veículos financiados por alguém que não conseguiu arcar com as despesas e teve o bem retirado pelo banco, indo à leilão.

Além dos bancos, as seguradoras também podem levar carros a leilão. Esse tipo exige certa atenção, visto que existem veículos vendidos que podem ter a documentação comprometida – não podendo circular. 

Vale a pena? 

Entendendo alguns dos pontos descritos, é hora de analisarmos o comprador. Muitas pessoas conseguem ótimos veículos em leilões. Por vezes, ele se mostra um grande negócio.

Porém, um dos riscos da prática é a desvalorização do veículo. Ao ser adquirido, o histórico de ter ido a leilão pode fazê-lo desvalorizado. Além disso, os veículos de leilão não podem ser minuciosamente analisados antes da aquisição. Isto pode gerar problemas ocultos na questão mecânica.

O fato é que leilão de carros vale a pena, principalmente, se os seus objetivos estiverem alinhados. Para isso, é preciso ter condições de arcar com o veículo, ter certa experiência em leilões para saber identificar uma boa compra e, o principal, ligar o radar da desconfiança para fugir de algo “bom demais para ser verdade”. 

Imagem: Lumen Digital / Shutterstock.com