Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como identificar e calcular juros abusivos?

Evite juros abusivos com nossas dicas! Entenda como identificar taxas exorbitantes em contratos de empréstimos e créditos.

Identificar e calcular juros abusivos é uma questão fundamental para consumidores e empresários que desejam evitar práticas financeiras desonestas e proteger seus direitos financeiros.

Nesse cenário, é importante lembrar que algumas modalidades de crédito possuem uma taxa de juros que chega a ser alarmante, como o cheque especial, que pode chegar a 318% ao ano. Então, como lidar com essa situação e como evitar cair na armadilha dos juros abusivos? Entenda a seguir.

Como reconhecer se estou pagando juros abusivos?

Identificar se a taxa de juros de um contrato é abusiva pode ser um desafio. No entanto, é possível fazer uma comparação entre as taxas praticadas no seu contrato e as divulgadas pelo Banco Central. Além disso, existem algumas situações específicas que podem indicar a prática de juros abusivos, como no cartão de crédito rotativo, no crédito consignado e no pessoal.

Assim, ao identificar juros abusivos, o consumidor deve procurar o banco para tentar renegociar o contrato. Caso não obtenha resultados, poderá recorrer a um profissional jurídico para pedir a revisão do contrato e potencial ressarcimento do valor pago. Outra alternativa é a portabilidade de crédito, que possibilita a transferência da dívida para outra instituição que cobre menores juros.

Blocos de madeira com sinal de porcentagem e seta para cima, crescimento financeiro, aumento da taxa de juros, conceito de inflação e o impacto dos juros nos bancos.
Imagem: SewCreamStudio/shutterstock.com

Existe um padrão para calcular?

Nesse sentido, não há uma padronização para o cálculo dos juros abusivos, pois cada tipo de transação financeira comporta uma taxa de juros específica. Para compreender melhor os juros abusivos, é importante saber que cada modalidade de juros possui uma taxa própria.

Portanto, não existe uma base comum para se basear, mas é possível consultar a tabela com as taxas de juros principais do mercado no site do Banco Central.

Veja também:

Qual a diferença de MEI para ME? Como migrar de um para o outro?

Onde surgiu o conceito de juros abusivos?

Ademais, os juros, na prática, é a compensação financeira que o devedor dispõe ao credor por ter a oportunidade de usar um dinheiro ou financiar um bem como se fosse seu. Assim, funcionam quase como um aluguel que o devedor paga ao banco ou instituição financeira, que oferece uma segurança, uma garantia de retorno do valor inicial emprestado.

Ainda, algumas empresas, contudo, aproveitam da vulnerabilidade do cliente que busca ajuda financeira e praticam juros acima do permitido pelo Banco Central.

Imagem: SewCreamStudio/shutterstock.com