Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como irá funcionar o pagamento do Bolsa Família com moeda digital? Confira

A CAIXA anunciou que começará a testar o pagamento do Bolsa Família com a moeda digital Drex. Veja mais detalhes!

Na última segunda-feira (26), durante entrevista à Folha de SP, Rafael Dias Silva, superintendente nacional da CAIXA Econômica Federal, anunciou que, entre abril e maio, o banco público começará a testar o pagamento do Bolsa Família com a moeda digital Drex. 

Assim, a iniciativa  em parceria com o Banco Central, tem o objetivo de facilitar o recebimento do benefício por populações que residem em regiões de difícil acesso à internet e agências bancárias. Veja mais detalhes da novidade!

Pagamento do Bolsa Família com moeda digital

Portanto, além de permitir o saque do Bolsa Família sem a necessidade de deslocamento, a adoção do Drex também tem potencial para estimular as economias locais. De acordo com Dias, o uso da moeda digital permitirá que os beneficiários do programa social realizem suas compras em seus próprios municípios. Favorecendo assim os pequenos empresários e comerciantes locais.

No entanto, o Drex ainda está em fase de testes e visa democratizar o acesso aos serviços financeiros, reduzindo o custo de produtos como empréstimos e seguros. Dessa forma, a expectativa é que o lançamento da nova moeda digital ocorra entre o fim de 2024 e o início de 2025. Assim, contribuindo para aumentar a inclusão bancária no Brasil. 

Assim, a ideia da CAIXA é depositar o valor do Bolsa Família através do Drex em um cartão que poderá ser utilizado mesmo sem conexão à internet.

Mão segurando um cartão do Bolsa Família com cédulas e moedas de real ao fundo
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Aprovação e implementação

Enfim, a CAIXA ainda irá discutir internamente as estratégias para a implementação da moeda digital para o pagamento do Bolsa Família, em conjunto com o Ministério da Fazenda e o governo federal. Além disso, deverá haver a discussão sobre a regulamentação do Banco Central para esse tipo de pagamento.

Veja também:

Boa Notícia! Caixa Tem libera grana extra para milhões de brasileiros!

Por fim, Evandro Avellar, gerente nacional de serviços financeiros da CAIXA, destacou a importância da digitalização do dinheiro, especialmente em regiões remotas. Além da segurança que o Drex irá proporcionar para esses usuários.

Imagem: rafapress / shutterstock.com