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Como não cair no golpe da falsa central de atendimento?

Novo golpe aplicado no país é identificado. Confira as dicas de como se prevenir para não ter seus dados sensíveis roubados.

Mais um golpe está sendo aplicado no Brasil, desta vez envolvendo uma suposta central de atendimento do banco digital Nubank. Nele, o golpista liga para a vítima e, ao se passar por um funcionário da empresa, solicita algumas informações pessoais.  

Ao ligar, o criminoso fornece dados provenientes de vazamentos, como o nome completo e a data de nascimento do cliente. Geralmente esse tipo de crime usa o nome do banco e os dados da vítima para passar credibilidade e conseguir outras informações, como números de cartões de crédito e senhas.

Mesmo que o golpe seja conhecido entre usuários de bancos, há muitas pessoas que, por nunca terem recebido uma ligação semelhante, não sabem como se proteger adequadamente. Assim, buscando prevenir seus clientes, o Nubank redigiu uma série de dicas para auxiliar a não cair nesse tipo de golpe.

Dicas que o Nubank separou para não cair no novo golpe

  • Desconfie de ligações realizadas para auxiliar com atualizações no aplicativo do banco;
  • Se alguém solicitar, por telefone, a confirmação de dados como número do cartão ou senha, desligue a chamada;
  • Se um suposto funcionário solicitar a realização de uma transferência que cancelará outra, não realize nenhuma operação financeira;
  • Não instale aplicativos no seu celular ou computador a pedido do atendente sem antes saber a origem do app;
  • Cuidado com a regra dos 5 minutos: às vezes, percebendo que a vítima está desconfiada, os golpistas solicitam que ela finalize a ligação e ligue para a central de atendimento do banco. No entanto, eles conseguem manter ativas as ligações de telefone fixo por até 5 minutos após a pessoa ter desligado;
  • Se tiver dúvidas, encerre a ligação e busque contato com a central de atendimento da empresa através de canais oficiais após 5 ou 10 minutos;
  • Caso você ache que a sua conta bancária foi invadida, verifique os últimos dispositivos onde ela esteve conectada.

O que fazer se você for vítima desse esquema?

Se você foi vítima desse golpe, primeiramente é necessário acessar os portais de atendimento do seu banco e informar o ocorrido.

Caso a sua conta seja do Nubank, a empresa aconselha que você entre em contato pelos canais oficiais de atendimento (clique aqui) ou acesse a central de emergência SOS Nu.

Por fim, é imprescindível que você realize um Boletim de Ocorrência (BO) para que as autoridades estejam a par da situação. Assim, você ajuda a evitar que os golpistas façam outras vítimas do crime da falsa central de atendimento.

Imagem: CameraCraft / shutterstock.com