Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como o empréstimo com garantia de moto funciona e quais empresas oferecem?

O empréstimo com garantia de moto é uma das modalidades disponíveis em determinadas empresas de crédito. Saiba mais!

Com os recentes aumentos nos índices de pesquisa no Google sobre empréstimo com garantia de veículo, que subiram 150% em janeiro de 2022, muitos se perguntam: como funciona especificamente um empréstimo com garantia de moto?

O empréstimo com garantia de moto, pertence a uma categoria mais ampla de empréstimos conhecidos como empréstimos com garantia. Nesse sentido, este tipo de modalidade utiliza o bem do proprietário como garantia de pagamento.

Como funciona o empréstimo com garantia de moto? 

Ao fazer um empréstimo com garantia de moto, o cliente oferece o bem à instituição financeira que, em caso de inadimplência, pode obter a posse da moto para quitar a dívida. A instituição financeira realiza uma análise do histórico de crédito. E também avalia informações jurídicas sobre a moto e uma vistoria física da moto. O objetivo é saber as condições e verificar o valor de mercado segundo a tabela FIPE.

Para solicitar, os solicitantes devem cumprir alguns pré-requisitos: a moto deve estar no nome do solicitante, o solicitante deve ser maior de idade, ter pago pelo menos 70% ou 80% do valor total do bem, e deverá comprovar renda satisfatória.

Veja também:

Programa de passagens aéreas a R$ 200 deve ser lançado em fevereiro; saiba mais

As principais vantagens de um empréstimo com garantia de moto são as taxas de juros mais baixas, a capacidade de utilizar a quantia obtida para diversas finalidades e o prazo de pagamento estendido. Contudo, a principal desvantagem é que, em caso de inadimplência, o proprietário pode perder a moto. 

Pessoa segurando notas de cinquenta, cem e duzentos reais em forma de leque representando um empréstimo
Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com

Empresas que oferecem 

Atualmente, diversas empresas oferecem o empréstimo com garantia de moto. Algumas delas são:

  • Creditas;
  • Santander;
  • Empréstimo Sim;
  • Easy Crédito;
  • Finzanzero. 

Desse modo, as condições para a modalidade podem variar de acordo com a instituição financeira e também com base no perfil do contratante. Por fim, como pode se observar, trata-se de uma opção de empréstimo, que leva em consideração uma série de fatores para conceder o serviço ao cliente.

Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com