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Como o envio de documentação médica pelo Meu INSS funciona?

Descubra como enviar a documentação médica pelo Meu INSS e entenda como funciona o processo, além do nome dado a ele.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem sofrendo há algum tempo com longas filas para perícia médica. No entanto, uma ferramenta pouco conhecida pelos segurados tem mostrado ser uma solução eficiente para esse problema: a Atestmed.

Esse sistema permite o envio de laudos e atestados por meio da internet, permitindo a análise de um perito médico à distância, agilizando assim o processo para a concessão do benefício. A Atestmed iniciou suas operações como uma resposta à pandemia e ao atraso na marcação de perícias médicas nas agências do INSS, ampliada recentemente.

Ainda, desde 25 de setembro de 2023, o INSS começou a entrar em contato com segurados que esperavam pela perícia há mais de 45 dias, oferecendo a possibilidade de adiantamento do atendimento por meio do Atestmed. Entenda melhor a seguir.

Como funciona o Atestmed?

A imagem mostra um médico exibindo um documento em um tablet.
Imagem: pressfoto/ Freepik

Utilizar essa modalidade é simples e não há restrições territoriais ou prazo mínimo de espera para a perícia. O segurado precisa acessar o site ou o aplicativo Meu INSS (Android e iOS):

  • Selecionar a opção “Pedir Benefício por Incapacidade” e seguir as instruções;
  • Ademais, deverá ter em mãos dados pessoais e exames, laudos e atestados digitalizados.

Além disso, segundo o secretário de Regime Geral (SRGPS) do Ministério da Previdência, Adroaldo da Cunha, 70% dos atestados analisados pelo sistema são aprovados. No mais, o objetivo é avaliar 100% dos pedidos iniciais de Benefícios por Incapacidade por meio do Atestmed nos próximos meses.

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Quais documentos são necessários para utilizar o Atestmed?

  • Atestado Médico ou Odontológico sem rasuras e legível;
  • Assinatura e identificação do profissional, com nome e registro no conselho de classe;
  • Data de emissão do documento (no máximo 90 dias anteriores à data de entrada do requerimento);
  • Data do início do afastamento ou repouso;
  • Diagnóstico ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
  • Nome completo do segurado;
  • Prazo necessário estimado para o repouso.

Por fim, quem sofreu acidente de trabalho também pode usar o sistema Atestmed. No entanto, é necessário apresentar a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) emitida pelo empregador.

Imagem: pressfoto/ Freepik