Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como o limite do cartão de crédito é definido?

Se você é um usuário assíduo de cartões de crédito, é importante entender como é definido o seu limite. Saiba mais!

Se você é um usuário assíduo de cartões de crédito, é importante entender como é definido o seu limite. Existem muitas nuances para essa determinação, onde diversos perfis diferentes se encaixam. Continue a leitura para saber mais.

Ainda que não seja a primeira escolha de muitos brasileiros, o cartão de crédito ajuda a realizar compras parceladas e, até mesmo, o pagamento de contas do dia a dia, sem a necessidade de ter o dinheiro na conta.

Entretanto, há uma análise de crédito pessoal por trás de todo o valor proporcionado pelo banco. Por isso, vamos te explicar como é o raciocínio das instituições por trás do limite do cartão de crédito.

O que é o limite do cartão de crédito?

É como se fosse um empréstimo de curto prazo, que você pode utilizar sem ter dinheiro na conta. Os bancos só liberam essa função pois acreditam que receberão esse dinheiro de volta até a data do vencimento. No entanto, nem sempre isso acontece.

Por isso, antes da liberação de um limite, seja ele qual for, há uma análise do histórico do cliente para entender o risco de inadimplência. Por isso, caso não haja o pagamento até o prazo, há a aplicação de juros e outras taxas.

Como ele é definido pelos bancos?

Os fatores analisados variam para cada banco. Porém, em linhas gerais, o limite do cartão de crédito é baseado em:

  • Histórico de pagamento: se a pessoa está negativada ou se atrasa no pagamento;
  • Renda: aqui entra o quanto o cliente ganha e a porcentagem de renda que já está comprometida em outros pagamentos;
  • Score: a pontuação de crédito do Serasa, que indica a probabilidade de atraso no pagamento de uma conta.

Além desses critérios, há também os que as próprias instituições estabelecem. Por isso, mesmo que uma pessoa ganhe o mesmo que você, ainda pode ter um limite do cartão de crédito muito maior que o seu.

Como aumentar o limite?

Essa decisão cabe a cada instituição financeira. No entanto, existem algumas coisas que você pode implementar no seu dia a dia para aumentar o limite do cartão de crédito. A primeira é: pague sempre a fatura do seu cartão em dia! Isso mostra ao banco que você está cumprindo com as suas obrigações.

Depois, cuidado com o número de parcelas: fazer uma compra parcelada atrás da outra pode te prejudicar e te fazer perder a noção no fim do mês. Esteja sempre atento. Também sempre faça o possível para pagar suas outras contas em dia. O atraso pode diminuir o seu score, comprometendo a sua análise de crédito.

Imagem: Theethawat Bootmata / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital