Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como o pagamento por aproximação funciona? Realmente é seguro?

Você sabe como a tecnologia de pagamento por aproximação funciona? Tire suas dúvidas agora mesmo e saiba se ela é realmente segura!

Desde que foi lançada, a tecnologia de pagamento por aproximação vem se tornando cada vez mais comum, sendo um benefício oferecido por muitos cartões de crédito. Inclusive, a maioria dos modelos mais recentes conta com essa possibilidade, o que ajuda a tornar o processo de pagamento mais prático.

Contudo, nem todo mundo sabe exatamente como o pagamento por aproximação funciona, ou se ele é realmente seguro. Afinal, em alguns casos, é possível fazer compras por aproximação sem usar a senha do cartão.

Então, para saber mais sobre essa tecnologia de pagamento em cartões de crédito, confira o texto completo a seguir.

Como funciona a tecnologia de pagamento por aproximação

Primeiramente, é preciso explicar como funciona a tecnologia de pagamento por aproximação. O meio de pagamento é chamado de contactless (sem contato), mas a tecnologia utilizada é a NFC (Near Field Communication, ou comunicação por campo de proximidade).

Esse recurso permite que você faça suas compras apenas aproximando o cartão de crédito da maquininha.

Além de usar o cartão físico para pagamentos por aproximação, muita gente também faz uso do celular. Isso é possível por meio de carteiras digitais e aparelhos com tecnologia NFC. Com isso, é possível fazer pagamentos no crédito ou débito apenas aproximando o celular.

Basicamente, para que a NFC funcione, cria-se uma conexão entre dois dispositivos para o envio de pequenas quantidades de informação. No caso do cartão, o chip apenas transmite dados, enquanto o celular pode transmitir e receber.

Essa tecnologia é segura?

Será que é seguro usar a tecnologia contactless? A resposta é sim. De fato, fazer uso do contactless é tão seguro quanto inserir o cartão físico. Muitos bancos digitais hoje oferecem essa possibilidade, como o Nubank e o Banco Inter, por exemplo.

Essa tecnologia é totalmente segura, uma vez que só funciona a curtas distâncias. Além disso, ela não permite invasões no momento da conexão e não precisa de uma configuração para o pareamento dos dispositivos.

Vale dizer que, na maioria dos casos, o pagamento por aproximação sem senha limita-se a um valor específico, entre R$ 100 e R$ 200. Acima disso, você precisará inserir a senha do cartão.

Além disso, como você tem total controle do seu aparelho e do cartão, não precisa compartilhar nenhum dado, o que diminui muito o risco de golpes.

Por fim, se você preferir, é possível também desativar essa tecnologia no seu cartão de crédito. Para isso, basta entrar em contato com o banco e solicitar esse bloqueio.

Imagem: YAKOBCHUK VIACHESLAV/shutterstock.com