Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como o período de carência do seguro de vida funciona?

O período de carência está presente em determinadas modalidades de seguro, inclusive no seguro de vida. Saiba mais!

Para muitos brasileiros, o seguro de vida é uma forma de proteger financeiramente a família em casos de imprevistos. No entanto, um detalhe que pode gerar dúvidas é o período de carência desses seguros. 

A carência no seguro de vida é um período inicial, após a contratação, no qual algumas coberturas podem não estar totalmente ativas ou podem ter certas restrições. É, basicamente, um tempo de espera estabelecido pela seguradora.

Nesse sentido, vale lembrar que existem diversos tipos de seguros. Assim, as condições de carência ou a existência ou não vai depender da modalidade e também da empresa que presta o serviço.

O seguro de vida tem carência?

O seguro de vida tem carência. Normalmente, essa carência se aplica a algumas situações específicas, como cobertura para morte natural ou invalidez. Por isso, é fundamental verificar as condições da apólice para entender quais coberturas estão sujeitas a este período inicial.

O tempo de vigência do seguro de vida pode variar de acordo com a apólice. Na maioria das vezes, o prazo de vigência é de 12 meses. Depois deste período, a renovação é automática, a menos que haja uma manifestação expressa de desistência ou de alteração das cláusulas por parte do segurado ou da seguradora.

Ilustração de uma família que possuí seguro de vida
Imagem: KonstantinChristian / shutterstock

Existe carência para cancelamento?

Geralmente, o seguro de vida não possui carência para cancelamento. Isso significa que o segurado pode cancelar a apólice a qualquer momento, se assim desejar. Entretanto, é importante verificar as cláusulas contratuais, pois algumas apólices podem ter condições específicas para o cancelamento, como a possibilidade de cobrança de encargos pela seguradora. 

Veja também:

Golpe do SMS pode te deixar no prejuízo: saiba como se proteger

Sendo assim, tais condições podem variar de acordo com o contrato e também com as características da seguradora. Lembre-se de que, na dúvida, sempre vale a pena buscar o auxílio de profissionais especializados para orientá-lo em sua escolha.

Imagem: KonstantinChristian / shutterstock