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Como o preço de uma ação é definido?

Antes de abrir seu capital na bolsa de valores, a empresa precisa definir o preço inicial de sua ação. Entenda como é feito esse procedimento!

Existem muitos processos financeiros que podem parecer complicados para a maioria do público. No mundo dos investimentos, um deles é a definição do preço da ação de uma empresa listada na bolsa de valores.

Esse procedimento está diretamente relacionado ao que se chama de Inicial Public Offering (IPO) ou Oferta Pública Inicial, em português. Entenda a seguir o que é essa oferta e como ela é determinante para definir o preço de uma ação.

Entendendo o processamento do IPO

Gráfico de ações de uma bolsa de valores com indicação da cotação de ações das empresas
Imagem: Bigc Studio / shutterstock.com

O IPO acontece quando uma empresa resolve abrir seu capital e passar a ser listada na bolsa de valores. Isso implica a venda de uma parte do negócio para novos acionistas. Estes, por sua vez, terão direito a uma parcela dos lucros e a participar das principais decisões estratégicas, dependendo da proporção de ações que adquirem.

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Realizar um IPO pode trazer uma série de benefícios para a empresa. O procedimento melhora a imagem do negócio perante o mercado e os investidores potenciais, permite a avaliação da estratégia e do patrimônio, além de trazer visibilidade e transparência à gestão da companhia.

Como se define o preço da ação?

Estabelecer o preço das ações em um IPO envolve uma série de etapas meticulosas. Primeiro se estabelece um plano de negócios com as projeções da companhia para o futuro. Com base neste, estima-se o valor da empresa, ou seja, realiza-se o cálculo do “valuation”.

Em seguida, são definidas a quantidade e os preços das ações. Para isso é necessário considerar o valor da empresa e a quantidade de “partes” em que ela será dividida — se a empresa vale R$ 300 milhões, por exemplo, e ofertará 100 milhões de ações, cada uma terá o preço inicial de R$ 3.

Definido o preço da ação, o que vem depois?

Posteriormente, a empresa elabora um prospecto preliminar contendo informações sobre seu plano futuro, e inicia-se uma “turnê” de apresentação a grandes investidores e a preparação do prospecto definitivo.

Por fim, planeja-se a data oficial da abertura do IPO. Porém, cumprir todas essas etapas não garante sucesso no IPO ou mesmo a manutenção posterior das ações em alta. Ainda há variáveis não controláveis que podem influenciar, como o momento econômico global ou local, por exemplo.

Imagem: Bigc Studio / shutterstock.com