Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por quanto tempo o nome fica na Serasa por causa de cheque devolvido?

Cheque devolvido: entenda o impacto dessa situação para o seu nome e descubra por quanto tempo o registro aparecerá nos dados da Serasa.

Com a facilidade das transações digitais, o cheque acabou se tornando menos usado. Mesmo assim, muitos ainda encontram dificuldades em lidar com um cheque devolvido e as consequências disso para o seu nome nos bancos de dados de birôs de crédito, como a Serasa.

Se você utilizou um cheque e acabou passando por essa situação, entenda a seguir o impacto do cheque devolvido para o seu nome e descubra por quanto tempo a informação aparecerá nos registros da Serasa.

Entenda o que é um cheque devolvido

Cheque sendo passado de uma mão para a outra
Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com

Um cheque devolvido é um drama vivido por aquele que emite um cheque sem possuir saldo suficiente em sua conta para cobrir o valor. O banco tenta realizar a cobrança uma segunda vez e, caso não haja fundos novamente, caracteriza-se como um “cheque sem fundo”.

Ao emitir um cheque sem fundo, o nome do emitente é automaticamente incluído no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo (CCF), operado pelo Banco Central. Essa situação acarreta algumas consequências incômodas:

  • Vedação à emissão de novos cheques no banco;
  • Restrição do CPF do emitente;
  • Adição do nome em bancos de dados de restrição ao crédito, o que pode dificultar a aprovação de empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.

Tempo de permanência do nome na Serasa

Existe uma crença de que o prazo de caducidade elimina uma dívida, mas não é bem assim que funciona para o cheque devolvido. Por exemplo, o banco pode mover uma ação contra o emitente do cheque até 6 meses após seu vencimento. Ainda existe a possibilidade de uma ação de cobrança em até 5 anos.

Veja também:

INSS libera mais de uma aposentadoria ao mesmo beneficiário?

Já em relação ao período que o nome fica na Serasa, isso depende do tempo que o pagamento da dívida demora para acontecer. Uma vez quitado o cheque sem fundo, passa a valer então o prazo médio para a maioria das dívidas saírem da lista de inadimplentes, que é de 5 dias úteis.

Além disso, ao regularizar a situação do cheque devolvido, é possível enviar um requerimento detalhado à Serasa com a retificação desejada, além dos documentos que comprovem os dados atualizados. Nesse caso, recomenda-se indicar exatamente quais dados deseja atualizar.

Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com