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Como os MEIs podem tirar férias?

Saiba como funciona para MEIs tirarem férias durante o ano e algumas dicas para você se organizar para este período de descanso.

Considerando que muitos brasileiros optam por tirar férias nos meses de dezembro e janeiro, torna-se um desafio para os donos de negócios decidir sobre suas próprias férias, ainda mais se forem Microempreendedores Individuais (MEIs).

Esse dilema é ampliado pelo fato de que a categoria MEI permite a contratação de apenas um funcionário. Para ajudar empresários que desejam uma pausa do empreendimento, compartilhamos aqui algumas de como se organizar para tirar os dias de descanso.

Saiba como MEIs podem tirar férias

Cadeiras de madeira na praia, com um guarda-sol entre elas
Imagem: icemanphotos / shutterstock.com

Em muitos casos, os MEIs podem ter apenas um funcionário, como falamos acima. Dessa forma, os empreendedores que possuem apenas um funcionário devem delegar a este as atividades operacionais e se concentrar nas questões estratégicas. Para o período de ausência, é importante que o funcionário seja treinado para continuar com as atividades da empresa.

Para aqueles empresários que trabalham sozinhos, a contratação de um profissional temporário pode ser uma solução. Este funcionário temporário deverá garantir o atendimento aos clientes, além de dar continuidade às atividades do negócio durante as férias do empreendedor.

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Para MEIs que não possuem uma equipe consolidada, planejar períodos de férias curtos e estrategicamente colocados durante a baixa temporada, ou “sazonalidade negativa”, é uma opção sensata. Empreendimentos com sazonalidade negativa, como aqueles ligados ao turismo, podem até mesmo fechar durante este período.

Outras dicas para organizar o período de descanso

Os MEIs também precisam se planejar para avisarem aos clientes sobre o período de férias com antecedência. Assim, é possível adiantar as demandas do período e garantir que haja, assim, a entrega correta do contrato, enquanto o empreendedor aproveita o descanso.

Por fim, uma alternativa que pode ser útil é a organização de um plantão remoto para atendimento ao cliente, que pode acontecer através de um canal na internet ou em uma rede social. No entanto, essa opção elimina a chance de descanso absoluto, uma vez que você terá que parar alguns dias para atender às dúvidas de seus clientes durante o seu período de férias.

Imagem: icemanphotos / shutterstock.com