Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, trabalho temporário têm direitos trabalhistas garantidos?

As vagas de trabalho temporário estão em alta em vários momentos do ano, mas será que o trabalhador tem direitos garantidos? Confira!

O regime de trabalho temporário está previsto na legislação brasileira e oferece a oportunidade de conseguir um emprego dentro da formalidade. Além disso, permite que o empregador aumente sua equipe apenas durante o período em que precisa de mais mão de obra.

Para proteger os direitos do trabalhador temporário, a admissão deve constar como sendo para preencher uma vaga temporária. Assim, se você quer saber quais direitos são assegurados a esta modalidade de emprego, continue lendo e confira os detalhes.

Direitos garantidos no trabalho temporário

A princípio, muitos trabalhadores têm dúvidas sobre a validade e a legalidade do trabalho temporário, justamente por tem um prazo para o vínculo ser encerrado. Porém, essa característica não muda os direitos a quem está enquadrado nesta modalidade.

Assim, o contrato de trabalho temporário tem prazo de até 180 dias, consecutivos ou não, e pode ser prorrogado por mais 90. Passado esse prazo, o trabalhador deve ser desligado ou contratado em caráter efetivo dentro da empresa.

Se dispensado sem justa causa, têm garantidos os seguintes direitos:

  • salário mensal equivalente ao piso da categoria;
  • férias proporcionais;
  • 13º salário proporcional;
  • saque do FGTS;
  • saque do seguro-desemprego, desde que cumpra o tempo mínimo de trabalho conforme as regras.
Contratações para trabalhos temporários deve aumentar 15% no 2º semestre
Imagem: Divina Epiphania / Shutterstock.com

Desse modo, o regime temporário de trabalho também permite o saque do abono do Programa de Integração Social (PIS), desde que o trabalhador acumule 30 dias trabalhados e receba remuneração de até dois salários mínimos. Além disso, ele pode usufruir dos benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) caso seja necessário.

Veja também:

Samsung Pay: entenda como funciona e aprenda a utilizar

Como se tornar um trabalhador efetivo

Agora, confira dicas para aproveitar a oportunidade de trabalho e conquistar a sua efetivação:

  • Mostrar proatividade;
  • Construir um bom relacionamento com a equipe;
  • Estar aberto a críticas construtivas e interessado em aprender;
  • Demonstrar interesse pelos objetivos e metas da empresa;
  • Conquistar os clientes.

Embora o trabalhador temporário só consiga a vaga permanente se houver disponibilidade do empregador, seguir estas dicas pode aumentar as chances de efetivação.

Imagem: Pedro Ignacio/Shutterstock.com