Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como passar no exame psicotécnico do Detran?

Procedimento psicológico é um dos mais desafiadores para tirar a CNH. Veja o que você pode fazer para ser aprovado no exame.

Entre os desafios para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), estão os exames práticos e teóricos. O psicotécnico é o calcanhar de Aquiles para muitos brasileiros. Por isso, o artigo de hoje traz a resposta para algumas dúvidas quanto ao procedimento e como passar nesse teste.

Com o propósito de avaliar as características cognitivas dos candidatos, o exame psicotécnico é um dos pré-requisitos para tirar a CNH. Nele, o examinador emprega uma série de exercícios a fim de identificar as particularidades de cada indivíduo.

Em geral, o objetivo desse exame é aferir se os novos condutores possuem o que é preciso para lidar com as situações do trânsito. Por isso, os testes priorizam a atenção, memória, raciocínio lógico e percepção.

Como passar nos testes?

Em primeiro lugar, vale dizer que não há um segredo que vai garantir a sua aprovação. Porém, é recomendado pesquisar sobre o exame, suas características e excepcionalidades. Ter noção do que esperar é um caminho para obter um bom resultado. Por isso, conversar com alguém que já realizou o teste é uma prática interessante.

Além disso, praticar exercícios de raciocínio lógico é mais uma forma de se preparar para o psicotécnico. Nesse sentido, opte por aplicativos de perguntas e respostas, além de outros testes na internet. Todavia, não há como passar no exame sem atenção. Sendo assim, pratique atividades de concentração. Quebra-cabeças e jogos de tabuleiro são ótimas opções.

Outras dicas para a hora do exame

Antes de mais nada, estar relaxado na hora dos testes é a melhor maneira de obter a aprovação. Dessa forma, procure meditar horas antes do psicotécnico. Técnicas de respiração profunda e yoga também podem te ajudar a contornar a ansiedade.

Por fim, mantenha uma rotina equilibrada. Isto é, se alimente bem, pratique esportes e busque respeitar as oito horas diárias de sono. Por mais simples que possam parecer, tais práticas podem te trazer mais tranquilidade e segurança no momento do exame.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com