Se você fez uma compra (seja ela física ou pela internet) e cancelou, certamente vai querer fazer um estorno do valor cobrado. E como o Mercado Pago é um serviço que terceiriza o pagamento, pode não ser tão simples como outras compras feitas com o seu cartão de crédito. Confira aqui como pedir estorno de uma compra feita no Mercado Pago.

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Como pedir estorno no Mercado Pago de uma compra feita?

Antes de mais nada, se você comprou pelo Mercado Pago, saiba que está amparado pelo “Programa de Compra Garantida”. Neste programa, suas compras são reembolsadas quando são canceladas, apresentam defeitos, são extraviadas no transporte ou simplesmente são diferentes do produto anunciado pelo vendedor. Nestes casos, o reembolso é integral, ou seja, você recebe o valor inteiro da compra. Além disso, o consumidor tem um prazo de 10 dias para exercer o direito de arrependimento de compra, que deve ser respeitado em todas as compras feitas pela internet.

Para fazer o estorno no Mercado Pago:

  1. Antes de mais nada, acesse sua conta no Mercado Livre;
  2. Vá até a seção “Compras”;
  3. Localize a compra;
  4. Clique nos “três pontinhos” ao lado de “Ver detalhes”;
  5. Selecione a opção “Tenho um problema”;
  6. Selecione o motivo do problema;
  7. Quando dentro do prazo, você poderá escolher a opção “Quero cancelar a compra”;
  8. Se você recebeu o produto, escolha a opção “Quero devolver ou trocar”;
  9. Se deseja cancelar a compra, escolha se prefere ser ressarcido ou trocar;
  10. Clique em “Iniciar reclamação”;
  11. Renegocie com o vendedor uma solução.

Assim, o Mercado Livre irá mediar seu debate com o vendedor, e no caso de não haver um acordo, aguarde pelas previdências da plataforma. Essas providências são baseadas no Termos e condições gerais de uso do site.

Os prazos para atendimento das reclamações mais comuns são:

  • 60 dias corridos para iniciar uma reclamação (a contar a data de aprovação do pagamento);
  • 10 dias a partir da identificação do pagamento (quando o produto ainda não foi enviado);
  • 10 dias a partir do recebimento do produto (casos de arrependimento da compra);

Logo após o prazo de 60 dias, não é mais possível pedir o estorno no Mercado Pago. Quando o cancelamento ocorre dentro do prazo de arrependimento, o vendedor é o responsável por arcar com os custos de devolução e tem que aceitar o pedido de devolução. Entretanto, o comprador fica na obrigação de devolver o produto em perfeito estado, com todos os componentes e na embalagem original.

Em primeiro lugar, a devolução do dinheiro deve ser feita em comum acordo entre o comprador e o vendedor , por meio da conta no Mercado Pago. Em segundo lugar, caso o vendedor não responda ou não queira fazer o estorno no Mercado Pago, você deve fazer uma reclamação na sua conta do Mercado Pago.

Lá, detalhe o máximo possível tudo o que aconteceu e qual a posição do vendedor, para que assim o Mercado Pago possa ajudar você a fazer o estorno dos valores.

Para maiores informações, acesse a página de ajuda do Mercado Pago.

O Mercado Pago não resolveu o problema?

Primeiramente, tente resolver o problema com o vendedor e com o Mercado Pago. No entanto, caso não consiga resolver, você pode tentar fazer o estorno da sua compra com sua operadora de cartão de crédito. Para isso, você pode obter informações ligando para o 0800 do cartão (o número do SAC deve estar atrás do seu próprio cartão).

Explique a situação e solicite o estorno da cobrança do Mercado Pago. Reúna os documentos que podem ser solicitados neste processo, que normalmente incluem o comprovante da transação, comprovante de que você solicitou o cancelamento (pode ser print da tela de mensagens) e comprovante de solicitação de estorno no Mercado Pago.

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