Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como pedir o novo cartão do Bolsa Família?

Em breve, os contemplados pelo Bolsa Família irão poder utilizar o novo cartão. Entenda como ele será entregue.

Muitos contemplados pelo programa do Bolsa Família têm dúvidas sobre quando irão receber o cartão do benefício. Afinal, sem o cartão, a operação do saque é um tanto quanto burocrática. A ausência do cartão físico atrapalha quem precisa do dinheiro em espécie. 

De acordo com o Governo Federal, todos os beneficiários irão receber o cartão do Bolsa Família. Esse processo será automático, sendo assim, não será preciso efetuar o pedido em nenhuma plataforma. 

Ele será distribuído de maneira gradual. Os Correios irão entregá-los no endereço informado no registro do Cadastro Único (CadÚnico). Em regiões mais distantes, isoladas ou periféricas, consideradas como área de risco, a pessoa deverá pegar o cartão no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de seu endereço. 

Quais serão as funcionalidades do cartão do Bolsa Família?

Antes de mais nada, vale destacar que os primeiros a receberem o cartão do Bolsa Família serão os cidadãos que já têm o cartão do antigo Auxílio Brasil. Até que receba o novo cartão, essa pessoa poderá continuar utilizando seu cartão do Auxílio Brasil normalmente. 

Diferente do antigo Auxílio Brasil, este novo cartão terá um chip. Por causa dele, os riscos de golpe serão menores. Outra configuração que chama atenção é a possibilidade de usá-lo na função débito. 

Sendo assim, o beneficiário do Bolsa Família poderá usá-lo em qualquer tipo de estabelecimento que aceite a bandeira do cartão. Por fim, será possível fazer saques em pontos de autoatendimento (banco 24h) ou em uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF). 

Beneficiários passam a ter algumas vantagens 

Além do chip e do saque, este cartão estará vinculado à conta poupança digital Caixa. Portanto, esse cidadão poderá conferir toda movimentação do cartão através do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS

De acordo com a presidente da CEF, Maria Rita Serrano, o fato de haver o vínculo com a conta poupança vai incentivar a própria poupança e também a inclusão financeira. Por fim, é importante lembrar que não haverá nenhuma cobrança de taxa nesse serviço de entrega dos Correios. 

Imagem: Tatiane Silva / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital