Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como proceder se um cliente do Nubank vier a falecer?

Há alguns procedimentos a seguir. Confira aqui o nosso tutorial.

Quando um ente querido da família morre, existe uma série de burocracias que é necessário lidar para ter acesso aos bens de quem partiu. Em suma, por ser um momento delicado, é importante poder contar com processos ágeis e simples. Pensando nisso, o Nubank tem um tutorial de como proceder se um cliente do roxinho vier a falecer. Confira abaixo. 

Como proceder se um cliente do Nubank vier a falecer?

Há alguns procedimentos para seguir no caso de falecimento de um cliente do Nubank. Confira abaixo, o passo a passo. 

1 – Comunique o óbito do cliente do Nubank

Antes de mais nada, é necessário comunicar o óbito do cliente do Nubank. Para isso, a pessoa responsável deve enviar alguns documentos para o e-mail [email protected]. São eles:

  • Certidão de óbito legível e com as bodas visíveis;
  • Uma foto selfie do herdeiro maior de idade citado na certidão de óbito (se houver), segurando o próprio documento de identidade;
  • Foto do documento de identidade do herdeiro, frente e verso. 

2 – Como saber se ele tinha saldo ou dívida no Nubank?

Em suma, a certidão de óbito pode ser emitida em um cartório de registro civil. Ela garante o acesso a vários serviços: desde o sepultamento, até a continuidade em processos. Tais como a abertura de inventário, o fim do vínculo empregatício, e encerramento de contas, por exemplo. 

Para ter acesso às informações da conta, tais como o saldo e/ou valor da dívida em aberto, o responsável deve enviar o e-mail para [email protected], com os seguintes arquivos:

  • Foto segurando um documento de identificação (selfie);
  • Foto do documento da sua identidade, frente e verso.

Mas atenção: esse procedimento pode ser pedido apenas quando o seu nome está nas “averbações/observações” da certidão de óbito. Dessa forma, a fintech garante que está conversando com uma pessoa que está apta a ter acesso às informações do cliente do Nubank falecido. 

3 – “Ele morreu, e eu não sei se ele tinha uma conta no Nubank. O que fazer?”

Se você não tem certeza de que o seu familiar era cliente do Nubank, envie a certidão de óbito no e-mail [email protected], e tire a dúvida. Após analisar o documento, o time de atendimento da fintech vai entrar em conta para informar se a pessoa tinha, ou não, cadastro ativo no Nubank. 

4 – “Como acessar os dados da conta do meu familiar?”

Em suma, as informações detalhadas do extrato bancário, fatura, entre outras, têm a proteção da LGDP, e pela lei de proteção do sigilo bancário. Dessa forma, a fintech só pode repassar as informações do cliente do Nubank, para o inventariante nomeado. 

Sendo assim, a fintech precisa da nomeação judicial ou extrajudicial do inventariante. Só assim, o Nubank garante a segurança dos dados, e dos valores da pessoa falecida. Ao ter esse documento em mãos, você pode entrar em contato através do e-mail [email protected], e anexe os seguintes documentos:

  • Cópia do documento que comprova a nomeação pública;
  • Foto segurando um documento de identificação (selfie);
  • Foto do documento da sua identidade, frente e verso.

Por fim, com base no inventário e nos poderes dados ao inventariante, você vai poder ter acesso ao extrato e tomar todas as decisões sobre a conta do cliente do Nubank falecido. Mas vale ressaltar, que por uma questão regulatória, a empresa precisa do inventário finalizado ou alvará judicial para realizar o repasse dos valores em conta. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com