Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como realizar a consulta cadastral do meu CNPJ?

Veja agora mesmo como realizar a consulta cadastral do meu CNPJ e ver se está tudo correto; irregularidades terão consequências graves;

Você sabe como consultar a situação cadastral do seu CNPJ? Essa é a forma usada para ter certeza que está tudo correto e que não existem irregularidades relativas a sua empresa. Estar com o CNPJ comprometido pode atrapalhar o funcionamento de qualquer negócio.

Isso pode ocorrer quando você deixa de pagar tributos federais, estaduais ou municipais, além de não se comprometer com declarações obrigatórias durante um determinado período de tempo. O resultado é a impossibilidade de pedir empréstimos e até fazer outras operações.

A situação mais problemática é quando o status do seu CNPJ é “inapto”. Isso acontece após dois anos de irregularidades. Nesse caso, sua empresa pode acabar inscrita no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).

Consultando a situação do CNPJ

A primeira coisa a fazer é acessar o site da Receita Federal. Depois disso, procure a opção “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral“. Apenas insira o número do CNPJ, conforme a página indica, e clique em “Consultar”.

Se o resultado for “Ativo”, não se preocupe, afinal isso quer dizer que tudo está dentro da normalidade. Já “CNPJ suspenso” é um demonstrativo de que algo incorreto existe no seu registro. Também pode ser que o resultado seja “CNPJ nulo”, o que pode significar que existe alguma irregularidade na sua empresa quanto ao registro municipal ou, ainda, duplicidade na inscrição.

Como regularizar?

Há uma forma de saber tudo que está incorreto ou irregular em relação ao seu CNPJ acessando o Portal e-CAC, da Receita Federal. Escolha a alternativa “Certidões e Situação Fiscal”, e, logo depois, “Consultar Pendências”. Na sequência, clique em “Situação Fiscal”.

Com isso você já saberá o que precisa ser feito para ter seu CNPJ regular outra vez. Quite possíveis débitos e entregue qualquer declaração faltante. Lembre-se de nunca deixar de lado as suas obrigações fiscais.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com