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Como recuperar RG ou CPF perdidos?

Saiba como agir ao perder documentos como RG ou CPF e descubra medidas preventivas eficazes. Aprenda a recuperar ou solicitar segunda via!

Perder documentos como CPF e RG sem dúvida pode trazer preocupações e até riscos para a segurança dos seus dados pessoais. E essa situação costuma ser mais frequente em eventos de grande concentração de pessoas, como shows, festas de Carnaval, festas de fim de ano e celebrações religiosas.

Quando isso acontece, a reação inicial pode ser de desespero e incerteza sobre como proceder para recuperar tais documentos. Assim, situações como essa demonstram o quanto é crucial a prevenção e o conhecimento dos procedimentos para a recuperação desses documentos.

Portanto, desenvolver ações preventivas e estar ciente dos riscos associados à perda de documentos é fundamental. Pensando nisso, trouxemos algumas orientações sobre o assunto. Confira todos os detalhes a seguir e saiba como recuperar RG ou CPF perdidos.

Perdi o RG ou o CPF: afinal, o que fazer?

Como recuperar RG ou CPF perdidos
Imagem: Andrey_Popov / Shutterstock.com

Caso perca o RG ou o CPF, a primeira coisa a fazer, o mais rápido possível, é tentar minimizar os possíveis riscos. Sendo assim, a primeira atitude é verificar se junto a esses documentos você não acabou perdendo também seus cartões bancários.

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Se sim, então é necessário bloqueá-los imediatamente. Em sequência, recomenda-se registrar um boletim de ocorrência (BO) em uma delegacia de polícia ou até mesmo online. Esse passo é fundamental para resguardar seus direitos e evitar implicações legais futuras.

Como recuperar RG ou CPF perdidos?

Existem algumas formas de tentar recuperar os documentos perdidos. Uma opção é através do sistema de achados e perdidos dos Correios. O procedimento é simples: acesse o site dos Correios e selecione a opção referente ao tipo de documento perdido.

Em seguida, o sistema fornecerá os dados da agência em que o documento está, caso tenha sido encontrado. Vale lembrar que esses documentos ficam retidos na agência por um período de 60 dias. Após esse tempo, eles então são enviados ao órgão emissor.

Processos para obtenção da segunda via dos documentos

Caso não seja possível a recuperação, então você deverá solicitar a emissão da segunda via dos documentos perdidos. A maioria dos órgãos responsáveis, como a Secretaria de Segurança Pública do seu estado de residência, dispõe de um processo online para essa finalidade.

Normalmente, este processo envolve o preenchimento de formulários e a apresentação de outros documentos digitalizados. A saber, uma taxa pode ser exigida nesse processo, embora em casos de roubo ou furto, apresentando o BO, tal custo posae ser dispensado.

Outras alternativas para se prevenir contra a perda de documentos

Outra grande aliada nessa situação é a plataforma da Serasa, que oferece um serviço gratuito chamado “Documentos Extraviados”. Com ele, qualquer pessoa com cadastro no site pode registrar a perda ou roubo de documentos, como CNH ou passaporte, e a Serasa emite um alerta para as empresas sobre a situação.

Além disso, a Serasa também oferece uma série de serviços pagos através do seu pacote “Serasa Premium”. Esses serviços incluem, por exemplo, monitoramento 24 horas de CPF e CNPJ, alertas sobre consultas realizadas em seu CPF e até mesmo a detecção de vazamento de dados na chamada “Dark Web”.

Lembre-se: a perda de documentos pode facilitar a prática de crimes financeiros. Sendo assim, é essencial tomar as medidas adequadas tanto para prevenir quanto para resolver os problemas decorrentes da perda de documentos.

Imagem: Andrey_Popov / Shutterstock.com