Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como retificar a declaração do Imposto de Renda?

Veja quais os passos necessários para retificar a declaração do Imposto de Renda de forma correta e evitar problemas com a Receita Federal

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual para muitos contribuintes, mas pode ser uma tarefa complicada e cheia de detalhes. Infelizmente, erros podem acontecer e, em alguns casos, é necessário fazer uma retificação na declaração. Além disso, em alguns casos é preferível enviar a declaração faltando alguns detalhes e arrumar depois, do que pagar uma multa pela falta do envio.

Mas como retificar a declaração do Imposto de Renda? Veja quais os passos necessários para fazer uma retificação de forma correta e evitar problemas com a Receita Federal.

O que é a retificação?

A retificação do Imposto de Renda é um procedimento que permite ao contribuinte corrigir informações enviadas de forma incorreta ou incompleta em sua declaração de Imposto de Renda já entregue à Receita Federal. Essas informações podem ser pessoais, valores de rendimentos, despesas dedutíveis, entre outros.

O recurso pode ser utilizado dentro do prazo de até 5 anos. O período vale a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ou do ano de apresentação da declaração, caso haja imposto pago, como retido em fonte. 

Contudo, o contribuinte só pode alterar o formato, declaração simplificada ou completa, até o prazo final da declaração. 

Como retificar a declaração do Imposto de Renda

Para fazer a retificação da declaração do Imposto de Renda, basta acessar o programa gerador da declaração deste ano e clicar em “Retificar” na aba “Declaração”. Em seguida, selecione a declaração a ser corrigida, “Original” ou “Retificadora” caso já tenha retificado. Assim, o programa copiará a declaração errada na aba “Em Preenchimento”.

Assim, seleciona “Retificadora” que aparecerá ao lado do nome do contribuinte, e corrija as informações necessárias. É possível verificar se existe algum erro em “Fichas da declaração” e “Verificar pendências”. 

Arrume os itens em vermelho, que bloqueiam a entrega da declaração ou retificação. Verifique os alertas amarelos, que chamam atenção  para possíveis correções. Após finalizar, basta clicar em “Entregar declaração”.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com