Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como saber quando é necessário trocar o óleo de seu carro? Especialista revela

Clique aqui para saber qual a hora certa de trocar o óleo do carro e como fazer isso da forma correta e sem comprometer o veículo!

Uma das principais reclamações dos donos de veículos é o custo alto dos consertos. Entretanto, fazer a manutenção correta pode ser uma forma de evitar esse tipo de gasto. Um exemplo é a troca do óleo do motor no prazo certo.

O óleo do motor é um lubrificante que ajuda no bom funcionamento do carro. Ele evita o desgaste das peças e previne oxidação e corrosão dos componentes. Problemas com esse produto, além de comprometer as partes do motor, influenciam negativamente no desempenho do veículo e no consumo de combustível.

Portanto, para evitar aborrecimentos maiores, e que custam mais caro para ajeitar, os proprietários precisam prestar atenção na hora de trocar o óleo do motor.

Quando trocar o óleo do motor?

A hora certa de trocar o óleo do motor varia de veículo para veículo e de acordo com as condições de uso de cada um. Na maioria dos casos, o ideal é seguir o que está estipulado no manual do automóvel, já que lá estará escrito quando a troca deve acontecer.

Alguns colocam datas como de 12 em 12 meses, outros vão conforme a quilometragem – a cada 10 mil quilômetros rodados, por exemplo. Entretanto, o especialista Boris Feldman argumenta que também é necessário avaliar as condições do carro.

No caso de veículos que rodam poucos quilômetros por dia, o ideal é trocar o óleo do motor a cada 6 meses ou 5 mil quilômetros, o que acontecer primeiro.

Dicas importantes

Na hora de trocar o óleo também é importante prestar atenção em alguns detalhes:

  • Não misture óleos diferentes;
  • Sempre use produtos que tenham as especificações do fabricante;
  • Nunca coloque óleo de mais ou de menos, sempre no nível;
  • Além de trocar o óleo do motor, troque o filtro.
  • Aditivos são desnecessários;
  • Não deixe pingar óleo em outras partes do motor;
  • Use a dose certa de força para fechar o parafuso do cárter.

Imagem: DuxX / shutterstock.com