Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como saber se o valor da aposentadoria do INSS está correto?

Existem casos em que o INSS realiza o pagamento de um valor incorreto. Veja como saber se o valor está certo.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O segurado que ganhou a carta do INSS, que informa sobre o pagamento do benefício, ou aqueles que estão a espera pela liberação do mesmo, devem ficar atentos. É dito isso, pois é muito importante descobrir se o valor do benefício do INSS está realmente correto. Em suma, existem casos em que o órgão realiza o pagamento de um valor incorreto. Diante disso, veja abaixo, como saber se o valor está certo.

Como saber se o valor da aposentadoria do INSS está correto?

Antes de mais nada, para você identificar se ocorreu um tipo de erro, com relação ao valor do benefício pago pelo INSS, é necessário conferir a carta de concessão. É dito isso, pois o documento detalha o tipo de aposentadoria, o valor do benefício, e a partir de que dia o benefício será pago.

A carta de concessão do INSS também apresenta uma lista de salários considerados para o cálculo, o índice de correção, bem como o valor corrigido. Assim, o aposentado precisa ver todos os valores conforme os registros na carteira de trabalho, e outras contribuições feitas ao INSS.

Outro detalhe importante, é identificar o tipo de aposentadoria. É dito isso, pois para cada trabalhador, uma aposentadoria pode ser mais vantajosa, seja por idade, por tempo de contribuição ou especial.

Enquanto isso, quem está na fila do INSS, e espera a liberação do benefício, deve fazer o cálculo da média salarial até que tenha retorno do instituto. Porém, é necessário pontuar que o cálculo vai depender de quando o trabalhador cumpriu com as exigências, a idade, além das atividades exercidas durante a sua vida profissional.

Com isso, quando o INSS liberar o benefício, e você receber a sua carta de concessão, será possível ver se houve algum tipo de reddo no processamento do pedido.

O valor está errado; e agora?

Se você notar algum erro no valor do benefício do INSS, é possível contestar o mesmo. Para fazer a contestação, é importante que o segurado não saque nem o benefício, nem outra verba que possa ser liberada com a aposentadoria. Exemplo disso, é o FGTS.

É dito isso, pois se o segurado sacar a aposentadoria, ou outra verba, a pessoa deixa subentendido que aceitou o benefício que foi liberado. Sendo assim, se você discordar do valor pago pelo INSS, é possível pedir a revisão. A mesma deve ser feita somente nos 10 primeiros anos de pagamento.

Por meio do pedido de revisão, o segurado vai pedir que os documentos, bem como os períodos que não foram considerados, sejam analisados. E assim, devem ser considerados para o cálculo do benefício.

Por fim, se o segurado tiver direito a revisão e consiga o reajuste do benefício, o mesmo vai ter direito a ganhar o pagamento dos atrasados. Ou seja, das diferenças no valor que deveria ter sido pago desde o momento da entrada do requerimento, para a liberação do benefício.