Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como se livrar do empréstimo consignado de uma vez por todas!

Atualmente um dos meios que se destaca como uma oportunidade para os aposentados ou pensionistas adquirirem um empréstimo sem muitas exigências, a uma taxa mais baixa do que o usual do mercado, é o crédito consignado, mais conhecido como empréstimo consignado. Mas você sabia que os aposentados devem R$ 71 bilhões em empréstimos consignados? E que essa modalidade de crédito cresceu 13,60% nos últimos 12 meses?

É provável que você também goste:

Governo divulga o calendário das 3 parcelas do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família.

Quem ganha Bolsa Família precisa baixar o App Auxílio Emergencial?

Mesmo com pandemia, Nubank contrata 85 novos funcionários

Portanto, é preciso tomar cuidado. Embora os juros sejam mais baixos se comparados a outras modalidades de empréstimo (variam de 0,7 a 2,34% ao mês), o empréstimo consignado tem vários perigos ocultos que podem te levar para o fundo do poço financeiramente!

Atualmente, o empréstimo consignado não para de crescer e é alarmante o número de pessoas que precisam recorrer a esse crédito para pagar despesas básicas como medicação, pagamento de aluguel, fatura de cartão de crédito, contas de consumo e outros.

O que é o Empréstimo Consignado?

É um empréstimo com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento do trabalhador ou aposentado.

Ele pode ser obtido em bancos ou financeiras e a duração não deve ser superior a 72 meses. Além disso, por ser descontado direto no benefício ou folha de pagamento, apresenta maior segurança ao credor e em consequência menores taxas. O empréstimo consignado é aprovado mesmo quando o CPF tem restrições no SPC e Serasa.

Regras para concessão

Ao contratar o empréstimo consignado, o aposentado deve conferir se a instituição está seguindo algumas regras básicas determinadas pela Previdência Social, na Instrução Normativa nº 28.

A redação do Seu Crédito Digital preparou um pequeno checklist para você conferir se o que estão te propondo está dentro da normas que regem o Empréstimo Consignado.

Se alguma dessas regras abaixo não estiver sendo respeitada, ligue o alerta e procure seus direitos.

  • Primeiramente, a parcela a ser descontada no benefício não pode extrapolar mais de 35% da renda do aposentado;
  • o número máximo de parcelas é de 72 meses;
  • as taxas máximas são de 2,34% ao mês, para o empréstimo, e 3,36% ao mês para o cartão consignado;
  • o depósito do crédito não pode ser efetuado em contas de terceiros, somente na conta bancária do aposentado;
  • é proibida a contratação via telefone;
  • a instituição não pode cobrar TAC (Tarifa de abertura de crédito), ou qualquer outra taxa e imposto;
  • o representante da Instituição não poderá solicitar seu cartão ou senha de recebimento do benefício;
  • por fim, exija sua via ao assinar o contrato;

Empréstimo Consignado vs Superendividamento

A correlação da contratação de empréstimo consignado e superendividamento é clara e pode ser atribuída a dois elementos principais:

  1. A facilidade de se contratar esse tipo de empréstimo, que quase sempre é contraído sem nenhum planejamento de como pagar;
  2. O comprometimento de 35% da renda, que são sempre descontados em folha, ou seja, o contratante não tem opção de deixar de pagar, pois já receberá o benefício com desconto nesse valor. Somados a outras despesas como aluguel, financiamento de carro, plano de saúde etc, acabam ultrapassando a renda da pessoa.

Como se comprometer 35% da renda já não fosse problema suficiente, muitas empresas não respeitam esse teto máximo de desconto e concedem crédito consignado sem estabelecer qualquer limite de margem.

Qual o verdadeiro mal do Empréstimo Consignado?

Mas você deve estar se perguntando, se a taxa de juros é a mais baixa do mercado, onde está o problema de recorrer a esse tipo de empréstimo? O grande problema é a falta de educação financeiro e planejamento! Vamos exemplificar a seguir.

Existem as dívidas planejadas, como, por exemplo, você vai trocar de carro e já calculou que a parcela cabe no seu bolso, sem prejudicar seu orçamento. Entretanto, você também percebeu que os juros de financiamento de veículos de 4,52% ao mês são bem maiores que a taxa do empréstimo consignado de 2,34% ao mês. Embora você sempre deva dar preferência por pagar à vista ao contratar um financiamento, nesse caso o consignado é uma melhor opção. O que você nunca deve fazer, é cobrir rombos no orçamento com o empréstimo consignado, pois isso pode te levar a ruína financeira.

Pense bem, muitas pessoas recorrem ao empréstimo para pagar as contas do mês, esquecendo que na verdade só estão adiando o problema; afinal no próximo mês, também faltará dinheiro e a situação ficará ainda pior, porque essas pessoas terão ainda que pagar a prestação do empréstimo.

Como escapar do empréstimo consignado?

Se você está nesse tipo de situação, sem ter dinheiro para pagar as contas do mês e pensando em contratar um empréstimo consignado, pare e pense bem no que isso pode representar na sua vida nos próximos meses.

Considere antes de tomar qualquer decisão as seguintes dicas:

  1. Tenha total controle de quanto você gasta e no que você gasta. Crie o hábito de anotar todas as suas despesas e planejar quanto gastar em cada uma;
  2. Depois que você souber realmente em que e quanto gasta, comece a economizar de verdade e corte os gastos não essenciais;
  3. Renegocie dívidas em vez de contratar uma nova dívida com o empréstimo.

Dica de ouro!

Para acelerar o pagamento da sua dívida, você deve procurar uma fonte de renda extra. E acredite: isso não é tão difícil quanto você pensa.

Você pode fazer doces e salgados para encomenda, hospedar animais de estimação em sua residência, alugar seu quarto de hospedes, seu carro, suas ferramentas… enfim, são várias as possibilidades. Muitas pessoas estão descobrindo que a renda extra às vezes pode trazer mais receita do que sua atual fonte de renda principal.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: fizkes, via Shutterstock.