Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como se preparar para uma entrevista de emprego com teste psicológico

Um teste psicológico serve para definir se o perfil do candidato se encaixa na demanda da empresa. Veja quais são eles.

Para conseguir a tão sonhada admissão, o candidato pode passar por algumas etapas de seleção, como entrevistas e testes de acordo com as exigências de cada empresa. Uma dessas etapas é o teste psicológico, que avalia a personalidade e o comportamento dos profissionais.

Neste artigo, explicaremos como funciona esta etapa de testes, bem como seus tipos e o profissional que realizará a aplicação e a avaliação de dados obtidos. Além disso, citaremos algumas informações sobre o preparo do candidato para o teste psicológico.

Como funciona um teste psicológico?

Existem vários tipos de testes psicológicos, mas todos têm o objetivo de avaliar o comportamento e personalidade dos candidatos para, de acordo com o resultado, a empresa saber se ele está dentro do perfil ideal para a contratação. 

Esses testes são feitos somente por psicólogos e colocam à prova a reação dos candidatos diante de algumas situações. Eles ajudam a identificar algumas doenças psicológicas e distúrbios que o indivíduo possa ter, como dislexia, ansiedade, depressão e outros. 

Todos os testes são parte do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), desenvolvido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). 

Tipos de testes psicológicos

Veja abaixo alguns testes aplicados pelas empresas em processos seletivos e como eles acontecem. 

  • Teste Quati: é o Questionário de Avaliação Topológica. Ele é aplicado principalmente para identificar características comportamentais nos candidatos. De acordo com as respostas dadas para cada situação apresentada pelo questionário e como o candidato se comportaria, os profissionais definem o perfil comportamental do indivíduo;
  • Teste BFP: a Bateria Fatorial de Personalidade leva em conta os 5 principais traços de personalidade de alguém. Assim, o BFP avalia os níveis de extroversão, socialização, abertura a novas experiências, neuroticismo e realização;
  • Testes AC: esse teste mede a capacidade de concentração e foco dos candidatos. O teste AC pode ser utilizado mais especificamente quando a empresa quer um profissional para trabalhar em cargos que exigem maior concentração e organização;
  • Teste Não Verbal de Inteligência (G38): é um teste de múltipla escolha em que se avalia habilidades como raciocínio lógico e senso geométrico espacial. Ele serve apenas para comparação, e não para diagnóstico definitivo dessa aptidão. Também é indicada para cargos em que essas habilidades sejam necessárias. 

Como se preparar para esses testes? 

A preparação para esses testes começam na organização do candidato. O fato de chegar atrasado, comer ou dormir mal influenciam psicologicamente no rendimento do profissional, já que pode gerar falta de atenção e ansiedade. 

No mais, seja honesto e responda às perguntas ou questionários com tranquilidade, sempre com objetividade e foco. Não tente dar respostas exageradas e seja consistente aos respondê-las.

Imagem: djile / shutterstock.com