Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como se proteger do golpe do falso emprego e garantir uma vaga de verdade

O golpe do falso emprego é mais um aplicado por quem deseja coletar dados e até dinheiro de vítimas pela internet. Veja como se proteger!

É comum que profissionais busquem vagas de empregos na internet, principalmente em sites especializados ou nas páginas oficiais das empresas. Entretanto, a necessidade de um trabalho faz com que eles recorram a canais não oficiais, o que pode ser uma armadilha. 

Nesse sentido, golpistas se aproveitam da pressa de pessoas que precisam de um trabalho e anunciam vagas falsas nas redes sociais e em sites online. Quer aprender a identificar o golpe do falso emprego? Confira as dicas abaixo. 

Como evitar cair no golpe do falso emprego? 

Ao se deparar com um anúncio de vaga em uma página que não seja a oficial da empresa ou de sites de emprego, confirme se a companhia realmente existe e está em funcionamento. Procure pelo nome dela em plataformas de reclamação, como o Reclame Aqui, e, se necessário, vá até o endereço do anúncio para confirmar a existência do estabelecimento. 

Ademais, é aconselhado consultar o nome da corporação na internet para checar se há site e redes sociais oficiais, principalmente LinkedIn. Isso serve para confirmar se há interações de pessoas com a empresa, atividades dela e até funcionários interagindo. 

Além disso, pergunte sobre a vaga para conhecidos que já fazem parte de processos de recrutamento e reconhecem as oportunidades como verdadeiras ou falsas. Caso ela tenha sido ofertada por uma pessoa específica, busque pelo nome dela e veja se tem alguma ligação com a companhia. 

Por fim, nunca forneça dados pessoais, como fotos e números de documentos, pois é esse o objetivo do golpe: coletar informações das vítimas. Além disso, há falsas vagas que chegam a pedir algum valor em dinheiro para se aproveitar do candidato, então nunca transfira quantias.  

O que fazer após cair num golpe do falso emprego? 

Após ser vítima do golpe do falso emprego, a primeira atitude a ser tomada é efetuar um Boletim de Ocorrência e o bloqueio de dados junto ao sistema da Junta Comercial. Os dados de bancos e cartões também devem ser bloqueados, para que não sejam utilizados pelos golpistas. 

Ainda, é cabível que a pessoa lesada faça denúncias ao Ministério do Trabalho e Emprego e ao Ministério Público do Trabalho, por meio dos sites desses órgãos.

Imagem: Pheelings media / shutterstock.com