Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como solicitar a segunda via do CPF (presencial e online)

0

O CPF é um dos documentos mais importantes. Ainda mais agora que ele foi considerado como documento único para acesso aos serviços públicos. Além disso, com ele você consegue ter crédito, abrir conta em banco, entre outras necessidades dos brasileiros. Entretanto, caso você não o tenha inserido no seu documento de identidade, podem acontecer extravios, ou a danificação do documento. Para estes casos, saiba que é possível solicitar a segunda via do CPF tanto pela internet ou presencialmente.

É provável que você também goste:

Nubank esclarece a questão dos cancelamentos de contas.

Governo prevê reajuste de 4,2% para aposentados, teto iria para R$ 6.084,71.

Como solicitar a segunda via do CPF online

Primeiramente, a maneira mais fácil de solicitar a segunda via do CPF é pela internet. Se você não declara Imposto de Renda, é muito simples de fazer na página da Receita Federal. Basta entrar, inserir o número dos seus documentos e com isso é emitida uma guia para que você retire seu novo CPF.

Entretanto, se você já declara o Imposto de Renda, é necessário fazer o procedimento através da plataforma chamada e-CAC. É necessário criar uma senha e você gera seu CPF lá mesmo.

Como solicitar a segunda via do CPF presencialmente

Entretanto, caso você prefira fazer isso fora da internet, saiba que isso é possível. Você pode solicitar a segunda via do CPF nas agências dos Correios, no Banco do Brasil e até pouco tempo atrás na Caixa Econômica Federal. A Caixa não possui mais convênio com a Receita Federal, e portanto não é mais possível emitir lá. Contudo, tanto nos Correios quanto no Banco do Brasil, é necessário pagar uma taxa de R$ 7,50.

Além disso, em muitas cidades existem centros que aceitam a solicitação. Para isso, basta ir presencialmente de posse da identidade, título de eleitor e demais documentos para tirar a segunda via do CPF. Confira aqui neste link, a lista completa das entidades que emitem o CPF.

Consulta da situação do CPF

Para consultar a situação do seu CPF você pode entrar no site da Receita Federal. Lá tem uma página exclusiva para isso.

CPF para menores

Para menores de 16 anos, o CPF é feito somente com base em documentos próprios do menor, como a certidão de nascimento, além de um documento de identificação dos pais ou responsáveis. Neste caso, é preciso que esse pedido seja feito presencialmente, para que o atendente avalie os documentos apresentados. Ele pode ser solicitado pelo pai, mãe ou avós do menor.

Gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Acompanhe nossos artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.

Comentários
Carregando...