Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como usar um consórcio para quitar financiamento? Vale a pena?

Descubra como usar um consórcio para quitar financiamento imobiliário e se vale a pena. Saiba quais as regras e como fazer a melhor escolha.

Usar um consórcio para quitar financiamento é uma das possibilidades que essa modalidade de crédito oferece. Na busca pelo sonho da casa própria, muitas pessoas têm dúvidas se devem recorrer ao financiamento ou ao consórcio imobiliário.

Afinal, são as duas opções mais comuns para quem não possui condições financeiras de pagar à vista pelo imóvel. Contudo, uma peculiaridade que muitos desconhecem é a possibilidade de utilizar um consórcio para quitar financiamento.

Quitar um financiamento com consórcio

Duas pessoas fazendo contas sobre financiamento, aparentemente.
Imagem: RODNAE Productions/Pexels

A opção de quitar um financiamento com consórcio só se tornou viável em 2022, com a aprovação da Lei dos Consórcios. Assim, imagine que um indivíduo tem um financiamento imobiliário em seu nome, mas decide usar a carta de crédito do consórcio para quitar ou amortizar o saldo devedor. Entretanto, precisará seguir algumas regras:

  • As duas modalidades de crédito precisam possuir a mesma titularidade;
  • A quantia da carta de crédito deve ser igual ou superior ao saldo devedor;
  • Só é permitido em contratos firmados após o ano de 2009;
  • A possibilidade deve estar mencionada no contrato mútuo;
  • Tanto o consórcio quanto o financiamento precisam ser do mesmo segmento, nesse caso, imobiliário.

Vale a pena utilizar este mecanismo?

Recorrer a um consórcio para quitar financiamento pode ser uma boa opção para quem deseja se livrar de uma obrigação financeira extensa e ter maior tranquilidade no orçamento. Todavia, é fundamental analisar os detalhes contratuais e se certificar que essa é realmente a opção mais benéfica financeiramente.

Veja também:

Quais são os principais direitos dos consumidores?

Desse modo, essa decisão deve ter como pilar a cautela e a pesquisa, pois o mercado imobiliário exige atenção aos detalhes. Além disso, cabe ressaltar que o financiamento é, na verdade, uma solicitação de crédito a uma instituição financeira.

Enquanto o consórcio, nada mais é do que um grupo de pessoas interessadas em um item, que pagam um valor mensal igual e são sorteados para obter uma carta de crédito.

Imagem: RODNAE Productions/Pexels