Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como vai funcionar o novo sistema do INSS que pretende acelerar processos?

O INSS está desenvolvendo um novo sistema que irá acelerar processos contra o órgão previdenciário. Entenda!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está trabalhando em um novo sistema digital denominada AtestJud. Assim, a plataforma tem com o objetivo de auxiliar nos trâmites processuais vinculados a pedidos de auxílio-doença, aposentadoria por incapacidade permanente e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Dessa forma, a intenção é reduzir os processos judiciais, o que resultaria em economia para os cofres públicos. Continue a leitura para mais informações!

INSS desenvolve novo sistema para acelerar processos

Mão segurando celular com app Meu INSS aberto
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

O AtestJud, novo sistema do INSS é uma ramificação do sistema Atestmed, o qual permite ao segurado submeter atestados médicos digitalmente para a avaliação do órgão previdenciário.

Entretanto, a nova versão tem como foco o auxílio ao judiciário, buscando reduzir o tempo demorado que esses processos levam para serem resolvidos na justiça.

Como funciona a nova plataforma?

Em processos iniciados envolvendo pedidos de auxílio por incapacidade, os requerentes serão convocados pelo juiz para apresentar um atestado médico, no formato exigido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O atestado e todos os dados do caso tem seu encaminhamento ao INSS. O órgão, com apoio de inteligência artificial, irá analisar a solicitação e, se for o caso, concederá o benefício e os respectivos pagamentos.

Além da agilidade no processo, o novo sistema do INSS pode gerar uma economia significativa para o estado, visto que o benefício concedido pelo Judiciário acaba sendo um custo alto para os cofres públicos por envolver juros, correção monetária e honorários advocatícios.

Saiba mais sobre outras medidas do órgão previdenciário

Ademais, outra medida que está nos planos do INSS para diminuir a fila da perícia médica no país é a utilização da telemedicina. O objetivo é facilitar a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez sem a necessidade de uma perícia médica presencial.

Conforme o Ministério da Previdência, o projeto-piloto já começou na região Nordeste, tendo como foco os locais sem perito médico.

Veja também:

FGTS para comprar Ovo de Páscoa? Americanas está oferecendo essa opção

Enquanto o AtestJud ainda não está disponível, você pode acessar o sistema Atestmed por meio do site do ou aplicativo Meu INSS (Android, iOS). Quando o novo sistema tiver seu lançamento, a solução de telemedicina do INSS poderá ainda compor a analise dos documentos enviados pelo Atestmed.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com