Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS para comprar Ovo de Páscoa? Americanas está oferecendo essa opção

A Americanas está oferecendo a opção de utilizar o FGTS para comprar Ovo de Páscoa, uma alternativa inusitada.

A recente iniciativa da Americanas de permitir a compra de ovos de Páscoa com o FGTS tem suscitado debates acalorados na internet. Muitos consumidores criticaram a proposta, argumentando que o FGTS deve ser reservado para necessidades mais primordiais.

Por isso, a empresa vem sendo acusada de promover um consumo superficial e de desrespeitar a finalidade do fundo. Por outro lado, há quem defenda a iniciativa, vendo-a como uma maneira de impulsionar o comércio e proporcionar benefícios aos trabalhadores. Entenda mais sobre a polêmica a seguir.

Resposta da Americanas

A Americanas, numa nota oficial, confirmou a controvérsia. De acordo com a rede de varejo, o financiamento é realmente possível graças a um empréstimo que usa o saque-aniversário do FGTS, feito através da conta digital Ame.

A empresa declarou que o FGTS é uma opção de pagamento a mais para o consumidor.

Histórico do FGTS

Americanas Páscoa
Imagem: Divulgação / Americanas

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todos os trabalhadores com carteira assinada no Brasil. Ele é utilizado em situações como a compra de imóveis, aposentadoria e em casos de demissão sem justa causa.

Em 2019, houve uma ampliação nas possibilidades de uso do FGTS, com a criação do saque-aniversário. Dessa forma, ele permite ao trabalhador sacar uma parte do saldo anualmente no mês de seu aniversário, e a possibilidade de utilizar o fundo como garantia para empréstimos, com a cobrança de juros.

Como funciona o saque-aniversário do FGTS?

A partir de 2019, o saque-aniversário foi introduzido como uma opção para os trabalhadores acessarem uma parte do saldo do FGTS no mês de seus aniversários. Contudo, para fazer isso, o trabalhador deve renunciar ao direito de saque rescisório.

Então, para esclarecer qualquer mal-entendido, o pagamento inicial para retirada dos fundos do saque-aniversário começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador e termina no último dia útil do segundo mês após seu aniversário.

Os fundos disponíveis para saque dependem do saldo total nas contas ativas e inativas do FGTS. O valor a ser retirado é inversamente proporcional ao saldo, ou seja, quanto maior o saldo, menor a porcentagem disponível para saque.

Empréstimo com o saque-aniversário do FGTS

Bancos como o Ame permitem a antecipação de até cinco saques-aniversário de uma só vez, através de uma modalidade de empréstimo, com juros. Logo, para se qualificar para o empréstimo, o solicitante precisa ter o mesmo valor em saldo nas contas do fundo.

Veja também:
Vale-Carne: Lula já confirmou o Pix de R$ 35?

Esse saldo serve como uma garantia para o banco credor e, por esse motivo, algumas instituições financeiras permitem a antecipação do FGTS para pessoas com nome negativado. Durante a duração do pagamento, o valor que o cliente receberia no saque-aniversário vai direto para o banco credor. Assim, quando o contrato terminar, o trabalhador não terá mais nenhuma obrigação de pagamento pendente.

Imagem: Divulgação / Americanas