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Comunicado geral da Serasa sobre golpes financeiros

Esta semana a Serasa emitiu um comunicado que pode ajudar milhares de brasileiros a não cair em golpes financeiros.

Os golpes financeiros são cada vez mais bem elaborados pelos cibercriminosos, que conseguem passar mais confiança às vítimas. A Serasa, através de sua pesquisa de Fraudes Financeiras, apontou que 40% dos cidadãos já sofreram uma fraude financeira. 

A maior parte desses golpes são relacionados a cartões de crédito e débito e, consequentemente, esse é o tipo de golpe mais temido pelos brasileiros. O segundo tipo mais temido é o da abertura de contas bancárias.

De acordo com a gerente do Serasa Premium, Aline Sanchez, em sua maioria, esses crimes são aplicados nas redes sociais. Dessa forma, a Serasa comunica alguns cuidados necessários para que os golpes financeiros sejam evitados. 

Campanha da Serasa 

O comunicado da Serasa veio através de uma campanha anunciada no Dia da Mentira (01/04). Sendo assim, o órgão de proteção mostrou os sósias de Neymar (Eigon Oliver) e de Rihanna (Priscila Beatrice) para ilustrar que nem tudo é o que parece ser.

Com isso, a Serasa despertou a importância da atenção às situações do dia a dia, que podem parecer algo real, mas na verdade ser um golpe. Afinal, além de causar prejuízos financeiros, esses golpes por vezes também podem causar danos emocionais às vítimas.

Como os golpes financeiros costumam ser aplicados?

Os órgãos e instituições financeiras dificilmente entram em contato através do WhatsApp, Telegram ou SMS para realizar alguma cobrança. Dessa forma, normalmente o golpe é aplicado através do envio de links nesses meios de comunicação. 

Se alguém clicar nos links, os criminosos podem ter acesso a dados pessoais da vítima. Portanto, jamais deve-se clicar em links suspeitos. As mensagens também podem conter um boleto falso. No entanto, há alguns passos para identificá-los: siga essas dicas e jamais caia no golpe do boleto falso.

Uma outra maneira comum de aplicação de fraudes é quando os criminosos se passam por um serviço legítimo de telemarketing. O ideal é entrar em contato com a instituição, empresa ou órgão através de seus canais oficiais de atendimento para confirmar as informações. Lembre-se de que as instituições oficiais jamais solicitam senhas de cartões.

Imagem: Pungu x / shutterstock.com